Programa Ufal e Sociedade está de volta e entrevista diretor da Edufal
Elder Maia fala sobre a importância da Universidade na mobilização cultural em Alagoas
- Atualizado em
Depois de um breve intervalo, o programa Ufal e Sociedade está de volta à programação da Rádio Ufal a partir desta segunda-feira (2). Nesta edição, o professor Elder Maia, do Instituto de Ciências Sociais, que assumiu a direção da Editora da Ufal (Edufal), fala sobre os novos projetos da editora.
Elder Maia é baiano e está na Ufal há 13 anos. Ele tem livros publicados na área de cultura, entre eles, A sociologia de um gênero: o baião, que foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). “Estou assumindo a gestão da Edufal com muita honra e estamos avançando na agenda estratégica”, disse o professor.
Além de avançar na impressão, distribuição e divulgação de livros, o professor pretende ampliar a oferta de ebooks. “No nosso país a compra de livros digitais ainda é baixa. Enquanto em alguns países chega a 40% das vendas, aqui no Brasil não chega a 4%, o que demonstra um apego dos leitores brasileiros ao livro físico, mas isso não significa que não podemos avançar no mercado digital”, destacou Elder Maia.
O professor ressalta ainda o quanto é importante levar a Edufal para o interior. “Os estudantes do interior têm pouco acesso à bibliotecas e mesmo livrarias. Alagoas é o segundo Estado do Brasil com menos livrarias no país ficando atrás apenas de Rondônia. É um indicador preocupante, que demonstra o grande trabalho que precisamos realizar na difusão cultural”, ressaltou Maia.
O diretor da Edufal aproveitou para divulgar as atividades previstas para os próximos meses. “Em maio, vai acontecer a Feira Literária do Sertão, que será realizada em Delmiro Gouveia, durante a programação de um evento maior, que é a Feira de Cultura do Sertão, abrangendo Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar e Água Branca”, informou.
Acompanhe a entrevista completa no podcast https://radio.ufal.br/programa-ufal-e-sociedade