Curso de Jornalismo da Universidade lança Labium TV pelo Youtube
Canal exibe conferências, minicursos e seminários online durante a quarentena
- Atualizado em
A Labium TV, o canal do YouTube do Curso de Jornalismo da Ufal, já começou a transmitir as conferências, minicursos e seminários on-line durante este período de isolamento social. O canal foi relançado neste 1º Ciclo de Ações Complementares do Curso de Jornalismo, com uma nova identidade visual. A reestreia foi marcada pela transmissão em tempo real do seminário “Acolhimento e afetividade em tempos de isolamento social” e da palestra virtual “Extensão em Jornalismo: O que é e como se faz?”, atividades do Ciclo.
O canal foi ao ar como veículo laboratório do Curso de Jornalismo, funcionando como um repositório para publicação e divulgação dos vídeos produzidos pelos alunos da graduação, em especial das disciplinas que trabalham com audiovisual, como Linguagem e Gêneros Televisivos, Oficina de Telejornalismo, Oficina de Produção Audiovisual e Oficina de Tecnologias Contemporâneas da Comunicação.
“O canal tem muita importância, neste momento, como forma de veiculação de conteúdos acadêmicos em audiovisual, produzidos em função do isolamento social. Além disso, permite o estabelecimento de parcerias com outros cursos que tenham interesse em fazer as transmissões das suas atividades através do canal, de forma que valorize a produção e o trabalho do curso de Jornalismo em atuar nesta frente de mídia digital, que é uma área de atuação que tem crescido”, afirma o professor Júlio Arantes, responsável pelo Labium TV.
Para o mês de julho, ele adianta que já tem uma parceria com o Cedu para transmissão de um seminário internacional, que vai acontecer uma vez por mês, durante os próximos meses. O canal existe desde 2016, abrigando produtos importantes produzidos pelos alunos e produções experimentais dos alunos de Jornalismo. “É importante que tenha sido retomado agora porque ele volta com uma campanha de divulgação do que é produzido no curso. Isso acaba fortalecendo o portfólio dos próprios alunos, que podem apresentar esse conteúdo quando estiverem em busca de oportunidades de trabalho ainda na etapa da faculdade”, explica Júlio.
O Curso de Jornalismo está se mobilizando na divulgação do canal para que ele chegue não só a todos os alunos do curso, como também de outras graduações. A intenção é ter pelo menos 1.000 inscritos para, além de aumentar o alcance, acessar funções exclusivas da plataforma. Para isso, basta se inscrever no canal do YouTube, ativar as notificações e acompanhar as atividades. Sem se esquecer, é claro, de divulgar o canal para outras pessoas e dar o seu like.