HU está em festa nesta sexta-feira em comemoração aos seus 48 anos
Celebração começa Às 8h30 com música, premiação e ação social
- Atualizado em
Nesta sexta-feira (15), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas comemora 48 anos de fundação. Com mais de três milhões de atendimentos realizados na última década, o HU se tornou referência no atendimento em várias áreas, inclusive, no tratamento das vítimas da covid-19 o período mais crítico da pandemia.
A comemoração terá início às 8h30, com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado. Em seguida, a atriz Milli Brandão faz uma apresentação alusiva ao Dia das Crianças e, ainda durante a manhã, a Ouvidoria fará uma ação para premiar o colaborador mais elogiado de 2021. Para finalizar, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizará ações sobre o Outubro Rosa.
O Hospital Universitário tem100% de seus atendimentos realizados pelo SUS, presta assistência humanizada e é responsável pela formação de milhares de profissionais. Antes da pandemia, o HU realizava cerca de 27 mil procedimentos por mês, sendo vários destes o único hospital público a oferecer o serviço.
“Hoje, comemoramos 48 anos dos primeiros atendimentos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, à época com grande parte da equipe cedida pelo navio norte-americano Hope que veio a Alagoas com a missão de capacitar e prestar serviços em saúde, tendo sido sua tripulação a grande incentivadora do início das atividades no Hospital Universitário da Ufal, que contava com o pavimento térreo construído. A instituição da data comemorativa no calendário oficial do Hospital e da Universidade representa o reconhecimento e o agradecimento a cada servidor que atua no dia a dia do HU, não se tratando de aniversário de um prédio, mas sim aniversário de atuação em prol de mitigar o sofrimento de tantos que nos procuram”, declarou o superintendente Célio Rodrigues.
E completa: “Com o apoio da gestão da Universidade e da Ebserh [estatal federal subsidiada pelo Ministério da Educação], os trabalhadores do HU, tem percebido uma transformação em vários setores, com aquisição de novos mobiliários, equipamentos assistenciais, a busca de maior engajamento com os cursos de saúde na busca de atender as demandas dos estagiários da Universidade, melhorias constantes na estrutura física e nas mudanças em suas práticas e rotinas. São tantas as transformações que é preciso estar no dia a dia do Hospital para vê-las, contudo pretendemos elencá-las e prestar contas tanto à comunidade universitária, quanto à sociedade alagoana. Parabéns aos trabalhadores do HU, o hospital da Ufal, patrimônio da sociedade alagoana.”
História
A história do Hospital, que pertence à Universidade Federal de Alagoas e integra a Rede Ebserh, é marcada pela vinda do Hope, navio-hospital norte-americano que chegou em Alagoas em 1973 e foi responsável pela formação dos profissionais que atuavam no HU.
Para preservar a sua história, o HU possui o próprio memorial. “O Memorial é nosso patrimônio. É um acervo sobre a história de quem faz e vive o HU, que são os trabalhadores e toda a população de Alagoas”, destacou o superintendente Célio Rodrigues.
Por conta do contexto de pandemia, a comemoração segue as orientações de distanciamento, estabelecidas pelo Ministério da Saúde.