Hospital Universitário debate para implantar Centro de Pesquisa Clínica
São reuniões, consultorias, parcerias e projetos para chegar a execução e implantação
- Atualizado em
Implantar um Centro de Pesquisas Clínicas é uma das prioridades da gestão do Hospital Universitário (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas, e para auxiliar nesse processo uma parceria realizada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), possibilitou a realização de análise minuciosa da capacidade instalada do hospital para executar esse tipo de pesquisa.
A cooperação entre Unesco e a Ebserh prevê a realização de um diagnóstico situacional dos 40 hospitais universitários, objetivando propor ações e normativas para melhor estruturar a realização de pesquisas neste ambiente.
O HU recebeu a visita da consultora Gabriela Faustino, nos dias 19 e 20 de julho, para reunião com o superintendente Célio Fernando, gerentes e chefes de unidades de locais estratégicos, para realização de pesquisas como o Laboratório de Análises Clinicas e a Farmácia. Após a reunião, a consultora conheceu todos os espaços do hospital com potencial para realização de projetos, atentando para o dimensionamento de recursos humanos, certificações existentes, controle de qualidade, processos de trabalho e estrutura física.
A visita da consultora foi acompanhada pela professora Mônica Assunção, da Gestão de Pesquisa e Inovação/HU que apresentou inúmeros cenários que são compatíveis para a execução de pesquisas, necessitando apenas de dimensionamento de pessoal em muito deles. “A necessidade do hospital em se consolidar como centro de referência em pesquisa é tão notória dentro da instituição, que um dos objetivos estratégicos do plano diretor é a criação de uma Política de Pesquisa”, ressalta a professora.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Eurico Lôbo, destacou a importância de incentivar a área assistencial a desenvolver pesquisas que se revertam em benefícios aos próprios colaboradores e usuários. Destacou também a importância da criação de uma politica de valorização para esses profissionais e sugeriu que a Ebserh desenvolva política nacional de fomento às ações de pesquisa e pós-graduação, através da criação de um fundo nacional de financiamento, em parceria com as fundações de Amparo a Pesquisa estaduais, através de editais e outras formas de ação.