Ufal concede permissão de uso do prédio do antigo MHN para a Codevasf
A contrapartida será a reforma do prédio do Museu de História Natural e o desenvolvimento de projetos conjuntos
- Atualizado em
Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), assinada na última sexta-feira (18), vai possibilitar que a empresa pública, responsável pelos projetos de desenvolvimento regional, possa instalar o escritório na capital alagoana. Em contrapartida, o prédio anexo à Usina Ciência será totalmente reformado.
O prédio que fica na avenida Aristeu de Andrade, no Farol, onde funcionou o Museu de História Natural (MHN), recebeu a visita de muitos grupos escolares, interessados em observar os fósseis de animais pré-históricos e outras peças interessantes do acervo. Mas o local acabou sendo interditado, pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal, por problemas de manutenção predial e o MHN foi transferido para a antiga Faculdade de Medicina, no Prado.
O termo de concessão de uso é considerado bastante vantajoso para as duas instituições. “Essa parceria entre Ufal e Codevasf já vem de décadas e, nesse momento em que essa empresa pública está mudando de papel e passa a ser uma agência de desenvolvimento com área de atuação mais ampla, é interessante para a equipe se transferir de Penedo para Maceió. A expectativa é que com essa nova sede, vizinha à Usina Ciência e ao Laboratório de DNA Forense, a cooperação técnica e transferência de conhecimento seja ainda mais estreitada”, destaca o reitor Josealdo Tonholo.
O contrato administrativo nesses termos é um instrumento novo, previsto no decreto 9283/2018 e na Lei da Inovação, que foi promulgada em julho de 2021, permitindo à administração pública ceder o uso de imóveis para a instalação de projetos de inovação tecnológica e científica. “Esse contrato será muito vantajoso para as duas instituições, já que a Usina Ciência vai ser uma grande beneficiada como canal de visibilidade das ações técnicas de controle ambiental e produção agrícola, entre outras”, destaca o reitor.
O superintendente da Codevasf, João José Pereira Filho, esteve presente na solenidade de assinatura do termo. ”É importante essa parceria porque a Codevasf tem uma área de atuação em todos os municípios alagoanos e a sede em Penedo estava mais distante para quem vem do litoral norte, por exemplo. Aqui fica bem mais central para todos os que precisam vir à nossa sede para acompanhar projetos. O empenho do reitor Josealdo Tonholo foi fundamental para essa transferência. Dividir esse espaço com a Ufal vai ser muito produtivo”, destacou o superintendente.
O contrato de cessão de uso foi avaliado pela comissão técnica e aprovado pelo Conselho Universitário da Ufal. O coordenador da Usina Ciência, Kinsey Pinto, ressalta que a parceria traz muitas vantagens para a universidade. “O andar de cima, onde funcionava o MHN foi entregue à Usina Ciência depois da transferência, mas não tínhamos recursos para essa reforma. Com a vinda da Codevasf, além da manutenção do imóvel, vamos ter investimentos em projetos científicos, possibilitando trazer mais bolsistas para esse espaço. Estamos discutindo a proposta de um laboratório de geoprocessamento neste local”, informa Kinsey.
A Codevasf é uma das principais colaboradoras da Expedição Científica do baixo São Francisco. Antes da solenidade de assinatura, os representantes das instituições assistiram ao documentário sobre a edição de 2021. O coordenador da Expedição, Emerson Soares, comemorou o estreitamento dessa parceria. “Essa comunicação vai melhorar bastante agora que estamos compartilhando um prédio e vai ficar mais fácil de reunir e propor ideias. Já estamos preparando as novidades para a Expedição de 2022”, finalizou Emerson.
Fotos: Renner Boldrino (Ascom Ufal)
Ouça a entrevista com o reitor Josealdo Tonholo na Rádio Ufal