Usuários devem se adequar ao novo limite do e-mail institucional

Ajuste deve ocorrer até o fim de maio; a partir de 1º de junho, o NTI já poderá bloquear ou cancelar contas que ultrapassem a capacidade de armazenamento

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
- Atualizado em

Estudantes, docentes e técnicos que fazem uso do e-mail institucional da Ufal precisam se adequar ao novo limite de armazenamento. Cada membro da comunidade acadêmica tem agora até 5GB, por conta institucional, para armazenar e-mails, arquivos no Google Drive e demais serviços. A mudança na capacidade de guardar, que antes era ilimitada, é devida a alterações na política de uso do Google no pacote disponibilizado à Universidade.

Para conferir o quanto você está utilizando, acesse aqui.

Esse ajuste ao limite de armazenamento deve ocorrer até o fim de maio de 2022, pois, a partir de 1º de junho, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal já poderá bloquear ou cancelar em definitivo as contas que ultrapassarem o limite estabelecido, conforme política de uso vigente. Por isso, a equipe do Núcleo vem se mobilizando para conscientizar a comunidade acadêmica para a necessidade dessa ação no sentido de evitar prejuízos, uma vez que no e-mail institucional são guardadas informações relevantes da vida profissional e acadêmica. “É mais um desafio. Temos que sensibilizar os usuários quanto ao regramento do espaço das contas do Gmail”, afirma Reinaldo Cabral, diretor-geral do NTI. 

A Ufal disponibilizará outros 50GB de espaço no Microsoft OneDrive para cada usuário institucional como alternativa de armazenamento. “O usuário poderá realocar seus arquivos do Google Drive para este espaço. O OneDrive é uma ferramenta integrante do Office 365, que está disponível a toda a comunidade via Office.com. A partir do uso da conta institucional, basta efetuar o cadastro utilizando o e-mail oficial da instituição”, informou Thiago Holanda, coordenador da área de Suporte e Atendimento ao Usuário. 

Ele faz apenas uma ressalva, ao fazer o cadastro de usuário no Office 365 aparecerão duas opções: "professor" e "estudante". Os servidores técnicos que estiverem fazendo o cadastro devem escolher a opção "professor", que engloba todos os servidores e funcionários da Universidade. 

A recomendação é que os usuários realizem essa migração de arquivos que ultrapassarem o limite o quanto antes. A equipe de Tecnologia da Ufal preparou um tutorial sobre como migrar do Google Drive para o OneDrive, acesse aqui . 

Para saber mais sobre a Política de uso do NTI, clique aqui para conferir

 Outros tutoriais e orientações sobre o uso do Office 365, acesse aqui

Por que mudou?

As mudanças ocorrem em virtude das alterações implementadas pela empresa Google e atingem universidades de todo o país. Antes, com capacidade e tempo de uso ilimitados, as ferramentas Gmail e Google Meet, utilizadas com fins institucionais, agora terão armazenamento e tempo de duração limitados. 

“Em 2021, o Google fez mudanças em suas políticas que afetaram grande parte das Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior]. Dentre as mudanças de maior impacto, constam as restrições no uso do Google Meet, relativas à duração de chamadas e gravação, a partir de 9 de janeiro de 2022, e a limitação de espaço de armazenamento, antes ilimitada, que vigorará a partir de junho de 2022”, explicou Reinaldo Cabral.

Apesar das tratativas com a empresa realizadas pela gestão da Universidade, junto com outras instituições de ensino superior, não foi possível continuar com os serviços prestados pela multinacional de tecnologia por causa dos valores cobrados, muito acima da capacidade de pagamento da Ufal, e das restrições de uso impostas por contrato. 

“Ao longo de 2021, a Universidade participou de negociações de forma conjunta com outras Ifes para tentar manter os benefícios ou diminuir o custo requerido para uma possível contratação. Embora as negociações tenham evoluído, o custo e os benefícios ofertados ainda não seriam capazes de atender às necessidades da instituição”, justificou o diretor. 

A alternativa foi migrar aulas on-line, cursos de capacitação, seminários, reuniões e demais atividades remotas da Universidade Federal de Alagoas para o Microsoft Teams, plataforma integrante do pacote Microsoft Office. Apesar do estranhamento da mudança, a coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), Regina Silva, afirma que o custo-benefício, de uma forma geral, foi maior em relação à contratação com a Microsoft. “A Ufal contratou o pacote Office 365, que abrange os aplicativos mais usuais no mercado, como Word, Excel e PowerPoint”, ressaltou. 

Ela ainda lembra que o OneDrive, que vai substituir o Google Drive, também tem uma boa capacidade de armazenamento. “As aulas poderão ser gravadas no Microsoft Teams e há a possibilidade de armazenar materiais de apoio na plataforma”, informou.