Artigo apresenta processo de validação de instrumento de pesquisa usado na pandemia
Voltado aos estudantes de nível superior, questionário foi usado para identificar perfil de alunos que acessam tecnologias digitais
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No início da pandemia de covid-19, um grupo de pesquisadores desenvolveu e aplicou questionário para identificar o perfil dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no que diz respeito à familiaridade e ao acesso às tecnologias digitais. Agora, essa investigação científica resultou na publicação de umartigo em inglês e português na revista Debates em Educação, um periódico especializado e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (Cedu) da Ufal.
Segundo o professor Fernando Pimentel, coordenador do grupo de estudos com foco em comunidades virtuais, o trabalho vai além das perspectivas qualitativas e apresenta, inclusive, todo o processo de validação do instrumento. “Acreditamos que esteja nessa ação a grande contribuição do estudo, pois há um costume de se criar questionários para pesquisas, mas sem o devido processo de validação”, esclareceu.
Pimentel destaca que, para a coleta de dados, como a Ufal não tinha informações concretas sobre o tópico em foco, assim como não havia um instrumento projetado e validado para o fim específico, o grupo de pesquisadores construiu, validou e aplicou um novo instrumento para entender o acesso às tecnologias digitais e à Internet por estudantes de nível superior. “Os dados coletados revelaram o perfil do aluno, permitindo a discussão e o planejamento de ações eficazes, analisando a possibilidade (ou não) de substituir aulas presenciais no campus pela educação a distância”, acrescentou.
Os investigadores que desenvolveram o questionário pertencem ao Grupo de Pesquisas das Comunidades Virtuais e ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), do Instituto de Computação (IC). A pesquisa, liderada pelo professor Pimentel, contou com o apoio do Grupo de Trabalho Educação Mediada por Tecnologias, criado pelo Gabinete da Reitoria no início da pandemia da covid-19, e teve também a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UNB).
De acordo com Pimentel, a pandemia da covid-19 trouxe mudanças radicais na vida das pessoas em todo o mundo e como estratégia para combater a propagação do vírus SARS–CoV- 2, o distanciamento foi recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas mudanças, houve a suspensão de aulas presenciais e algumas delas foram substituídas por atividades a distância proporcionadas pelas tecnologias digitais.
O pesquisador reforça que a pesquisa para a projeção do questionário ocorreu em um momento singular para a humanidade, quando nenhum registro histórico mostra o fenômeno de uma pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Ele salienta que a maior motivação para a investigação científica foi a de elaborar e validar um instrumento que fosse fiel à realidade, à medida que a necessidade mundial e local exigia uma perspectiva concreta, com dados reais, para que ações fossem tomadas a partir de evidências mensuráveis.
O grupo de pesquisadores envolvidos nessa proposta é formado pelos docentes da Ufal, Fernando Pimentel, Alan Pedro da Silva e Diego Dermeval, além do doutorando Adilson Rocha Ferreira. Como convidados externos, o pós-doutorando Geiser Chalco Challco, da USP, e a graduanda Maria Fernanda de Sousa Pimentel, da UNB.
“A pesquisa em Educação com dados quantitativos tem se tornado cada vez mais um desafio, à medida que pensamentos e direções metodológicas, privilegiando abordagens qualitativas com foco na análise subjetiva de dados, são considerados”, afirmou Pimentel, que também é gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e está como coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal.
Outras finalidades
Pimentel afirma que o questionário pode ser utilizado para outras finalidades, já que suas questões permitem a identificação do perfil de estudantes e sua relação com as tecnologias digitais e a internet e enfatiza que isso pode ser verificado a qualquer tempo. Ele diz que o destaque está no processo de validação, que outros pesquisadores poderão implementar para a validação de seus próprios questionários.
E complementa: “Outro destaque são os resultados da aplicação do questionário, que foram subsídios para elaboração de relatórios, já apresentados para a gestão da Ufal e que serviram para a tomada de decisões diante da pandemia”.
Ações na Cied
À frente da Cied desde fevereiro deste ano, o professor Fernando Pimentel informa que várias atividades estão em desenvolvimento na Coordenadoria. A exemplo do acompanhamento da revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e especialização, que terão novas turmas em 2023, além da elaboração dos editais de seleção. As viagens de visita aos polos de Educação a Distância (EaD) no interior de Alagoas, considerado por ele como um momento ímpar para as relações institucionais, foram retomadas este mês.
Outra ação em andamento é a organização da 1ª Jornada Alagoana junto com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Dentro do cronograma de atividades da Cied, está sendo realizado um estudo de um novo design educacional para o Moodle da Ufal [já em teste piloto]. Dentre as ações em desenvolvimento, Pimentel destaca também a produção de uma série de entrevistas que estão sendo veiculadas no canal oficial da Ufal no Youtube.
“Nesse ano estamos reforçando a participação da Cied nos espaços institucionais internos e externos, buscando retomar a visão de que essa Coordenadoria também é um espaço formativo e de produção de pesquisas. Algumas ações estão sendo desenvolvidas nesse sentido, para que estudantes, tutores, professores, gestores e o público em geral possam entender como as tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão”, afirmou Fernando Pimentel, mostrando o trabalho empreendido nessa área pela Ufal em conexão com as demandas locais.