Com Sinpete, Ufal reitera compromisso com educação, ciência e inovação
Após a solenidade houve entrega de medalhas e premiação referente ao Concurso de Ações Inovadoras
- Atualizado em
Transformação. Mudança. Ciência. Essas foram algumas das palavras mais verbalizadas na tarde da sexta-feira (20) durante a solenidade de encerramento da edição 2023 da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete). Na ocasião, as autoridades presentes reiteraram o papel da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com a ciência, com a inovação e com a educação no estado e garantiram a continuidade da Sinpete, com nova edição prevista para 2024.
A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Sílvia Uchôa, celebrou a realização do evento e destacou o quanto a Sinpete pode trazer de modificação no contexto educacional do estado. “Todos sabemos que a Ufal é uma instituição pública e gratuita e se insere nos mais diversos âmbitos do estado, levando conhecimento e desenvolvimento. Dessa forma, nada melhor do que abrirmos as portas para todos, para os alunos de todas as áreas e de todos os níveis de educação para mostrarmos o que o conhecimento pode trazer de modificação”, iniciou a docente.
A professora agradeceu o empenho de todos para o êxito da Sinpete e garantiu sua continuidade para o ano que vem: “Agradeço a todos que contribuíram para esse evento, desde os monitores aos parceiros, sem vocês não teríamos como fazer esse evento. Já construímos a ideia de que esse evento não pode parar aqui, ele vai ser contínuo, vamos trazê-lo todos anos e vai ser maior. Temos a satisfação de participar desde as primeiras reuniões e grande satisfação desse movimento. A Sinpete não é um evento, é um movimento”, disse ela, que representou o reitor Josealdo Tonholo.
A vice-coordenadora da Sinpete, Regina Ferreira, celebrou o evento e reiterou a nova edição para 2024: “Eu gostaria de agradecer a todos os presentes, representantes de instituições de ensino superior, apoiadores, todos que se fizeram presente durante o caminhar para a realização da Sinpete. Acredito que todos tiveram experiências exitosas e para nós, da comissão organizadora, foi maravilhoso. Queremos contar com todos vocês, de volta, aqui, na Sinpete 2024”, disse ela, recebendo aplausos.
Valorização da ciência
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Laíse Damasceno, representando a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), celebrou o quanto a Ciência, a Tecnologia e a Inovação vêm se destacando em Alagoas. E ela também aproveitou a oportunidade para garantir a participação do órgão na edição do ano que vem.
“Para mim, é gratificante também saber que não só a capital tem desenvolvido como também o interior. Por ser natural de Santana do Ipanema eu conheço de perto o que vocês tem vivido não só aqui como também lá. Esse é um momento tão importante, fazer parte da Sinpete é gratificante e eu sempre digo que a Ufal é minha segunda casa, foi aqui onde aprendi a me tornar uma profissional cada vez melhor. É muito satisfatório chegar aqui nesse momento e representar a Secti que tanto faz pelo nosso estado”, vibrou.
A secretária especial de Gestão da Rede Educacional de Ensino, Sueleide Barbosa, classificou a Sinpete como um importante momento de valorização à Ciência e à Pesquisa. E completou: “É preciso louvar e entender a necessidade de que eventos como esse continuem sendo prioridade na educação pública. Só conversamos sobre, pesquisamos sobre, chegamos a expectativas que sempre almejamos pra educação. É pesquisando, tentando, o sentido para o ensino-aprendizagem que momentos como esse se tornam importantes”, disse ela.
A gestora, que representou a secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, reiterou o empenho do órgão pelo combate à evasão e que ações como a Sinpete contribuem positivamente nessa luta. “É por momentos como esse, por termos professores a frente de ações como essa, professores comprometidos que, em nome da inovação e em nome de buscar o significado de buscar aquilo que se aprende na escola estão sempre presentes realizando ações como essa. Parabéns por todo o trabalho desenvolvido e, em especial, pelo empenho e sucesso dos nossos estudantes”, salientou Sueleide.
A fala da secretária foi contemplada pelo diretor do Núcleo de Excelências em Tecnologias Sociais (Nees), Alan Pedro, que revelou seu orgulho em ver a Sinpete 2023 lotada de jovens estudantes, tanto no auditório para o encerramento como durante os demais dias, acompanhando e participando diariamente da programação do evento.
“São vocês que vão determinar o futuro desse estado. É muito importante a participação de vocês! Eu espero que o evento cresça a cada edição e que cada um de vocês possa multiplicar cada vez mais esse movimento. Vocês estão fazendo parte da transformação do estado de Alagoas, sem dúvidas. É somente através da Ciência que vamos conseguir mudar a nossa realidade, a realidade de cada um de vocês”, destacou Alan Pedro.
Sinpete movimentou o interior de Alagoas
Além de variada programação realizada durante a semana no Campus A.C. Simões, em Maceió, a Sinpete 2023 teve atrações do Litoral ao Sertão de Alagoas com cerca de dez mil estudantes de 230 escolas. Em Arapiraca o movimento não foi diferente, pelo contrário. Segundo a professora Aline Cavalcanti, o evento alcançou não apenas aos arapiraquenses, mas outras 14 cidades da região. Ela também parabenizou a organização pelo empenho e dedicação em prol do evento.
“Lá, o evento teve a participação de mais de 2 mil estudantes de escolas de educação básica de Arapiraca e outras 14 cidades da região, para vocês verem a dimensão do impacto desse evento. A Sinpete é um evento que tem importância imensurável para a educação em Alagoas. Acho que o principal impacto é a capacidade desse evento de transformar vidas, do que ele traz para os participantes, crianças e adolescentes. Desde já estou ansiosa para a edição do próximo ano”, celebrou a docente, representando os colegas Alysson Duarte e Thaissa Lúcio, coordenadores do polo arapiraquense.
O coordenador do Polo Maragogi da Sinpete, Edcarlos Macena, destacou o desafio de levar o evento à região, mas celebrou os resultados. “A gente teve o desafio de levar esse evento gigantesco para o interior, no limite do nosso estado, e a gente conseguiu trazer uma programação interessante para os alunos que participaram. Não foi a semana toda, mas o que a gente conseguiu, foi muito interessante pros participantes. Trazer essa visibilidade pra região é de extrema importância e a gente espera, em 2024, fazer novas contribuições e participar novamente”, destacou.
Já a secretária de Educação de Olho d’Água do Casado, Marlene Santos, reiterou a contribuição da Sinpete para a educação em Alagoas. “Eu queria parabenizar a toda a comissão organizadora, em nome da professora Vera Pontes, coordenadora da Sinpete. Vera, que junto com toda equipe, trouxe esse momento pra vocês. Espero estar aqui em 2024 também”, disse ela que também é vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime).
Após a solenidade de encerramento, os estudantes participaram da entrega de medalhas e premiação referente ao Concurso de Ações Inovadoras.