HU e instituições parceiras promovem maratona de desafios da saúde no SUS AL
Evento busca discutir problemas e propor soluções para os desafios da saúde
- Atualizado em
Nos dias 26 e 27 de outubro, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com outras instituições, promovem a Maratona de Desafios da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas.
Além do Hospital, o evento é organizado em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pelo Circuito Alagoano de Startups (CAS) da Ufal, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
A maratona será realizada no auditório da Uncisal, localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e se propõe a ser um espaço de imersão, por isso a nomenclatura de “maratona”. Na ocasião, os participantes irão discutir e validar os problemas, bem como pensar em soluções inovadoras para os desafios da saúde das instituições participantes e do estado de Alagoas.
No primeiro dia do evento, será realizado o momento de problematização e ideação, que consiste em palestras e dinâmicas sobre inovação e sobre hierarquização e priorização de problemas. Já no dia 27, acontece uma oficina direcionada para a apresentação dos problemas e possíveis soluções.
A maratona é voltada aos gestores e técnicos do HU, Sesau, Uncisal, Cosems, além de graduandos, pós-graduandos, residentes, professores e profissionais da saúde como um todo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site.
De acordo com o Chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU, Caio Galvão Aragão, “A ideia da maratona surgiu com o intuito de reunir as três esferas do SUS para identificar e solucionar problemas na assistência à saúde em Alagoas, sejam comuns ou específicos das instituições, assegurando que o grande ganhador seja o paciente”, enfatiza.
Ainda segundo Caio, outro objetivo da maratona está em despertar ideias inovadoras dos profissionais, para que eles fiquem mais atentos às problemáticas e em como é possível contorná-las. O intuito é que os problemas identificados no evento sejam utilizados posteriormente no desenvolvimento de soluções, a partir de aplicações tecnológicas.