Revista Saber Ufal traz histórias de conquistas e resultados de pesquisa

Publicação elaborada pela Ascom Ufal promove divulgação das ações da universidade nas áreas de ciência, ensino e extensão

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
- Atualizado em

Quer conferir algumas das pesquisas e ações realizadas por docentes, estudantes, técnicos e gestores da Universidade Federal de Alagoas? Então confira a mais recente edição da revista Saber Ufal, disponível neste link , um produto elaborado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) que tem como foco principal promover a divulgação científica e as ações institucionais.

A nova edição da revista vem de modo especial: são 22 matérias distribuídas ao longo de 85 páginas que, além de informar, vão emocionar o leitor com histórias transformadas pela educação, a exemplo da reportagem com o angolano Tomas Soque, que estudou Engenharia de Energia na Ufal, enfrentou muitas dificuldades financeiras que quase o fizeram desistir da graduação e, hoje, já gera emprego em Alagoas por meio da empresa de energia solar que criou.

Tem também a história do mecânico Fernando de Lima que ingressou no curso de Letras – Português do Campus Arapiraca da Ufal, aos 37 anos, depois de superar a ideia de que a “Universidade não era ambiente para ele”.

Há ainda os relatos de sucesso do egresso João Gabriel que saiu da graduação em Engenharia Civil da Ufal direto para o doutorado na University of Minnesota, nos Estados Unidos, e da egressa Mayara de Paula, selecionada com bolsa integral para um PhD na Universidade do Toronto, no Canadá.

São muitas histórias para se inspirar!

“Estamos fechando o ano de 2023 com uma revista muito recheada, que deu muito espaço à ciência, à pesquisa e à extensão na Universidade. E a gente também quis destacar muitos exemplos de superação, de pessoas que batalharam bastante para conseguir concluir a graduação. Isso, para nós, é muito importante e muito positivo”, destaca Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom.

Maior edição em número de páginas, Simoneide também pontua o quanto o material elaborado está atento aos temas atuais. “A gente abriu essa edição com uma excelente entrevista com o professor Ig Ibert Bittencourt, que fala sobre a questão da inteligência artificial. Tem também o artigo de opinião da professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito (FDA) da Ufal, sobre violência contra meninas e mulheres”, informa.

A coordenadora defende que mostrar, numa linguagem acessível e atrativa, o quanto a ciência impacta vidas e realidades é o que norteia cada edição da revista. “E isso é o que a Universidade faz com muito trabalho, com muito sacrifício. Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentado, a instituição consegue dar um ensino de qualidade, desenvolver pesquisa e extensão”, salienta ela.

Pesquisa

Na área de ciência, entre outros temas, o público vai poder conferir na Saber Ufal reportagens sobre fatores que favorecem o aparecimento de doenças crônicas em pacientes com HIV, o quanto condições sociais e econômicas tem relação com a altura da população, mapeamento do solo e manejo para águas do Canal do Sertão, patente de medicamento com ação cicatrizante e bactericida, além da pesquisa que detectou a presença de microplásticos em placentas de gestantes de Alagoas.

Muita informação com credibilidade e embasamento científico!

“É muito prazeroso colocar uma publicação dessa importância, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade de uma maneira geral. Um material de qualidade, com informações corretas sobre o trabalho que a universidade desenvolve”, ressalta Simoneide.

Gestão

O público leitor também poderá conferir ações relativas à gestão na Ufal. A matéria de capa fala da ação institucional do Programa de Cotas, o qual já formou mais de nove mil profissionais, garantindo o acesso, a permanência e a conclusão do ensino superior de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Importante ressaltar que a Ufal foi uma das primeiras a implantar as ações afirmativas mesmo quando não havia a lei de cotas nacional. Então, a Universidade sempre vem nessa vanguarda para trazer o melhor para nossa comunidade e nossos jovens”, aponta.

Há, ainda, textos sobre os 25 anos da Educação a distância na Ufal, o Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), referência na educação infantil em Alagoas, o fortalecimento e lucratividade das empresas juniores da Ufal e o retorno do protagonismo da Copeve na realização de concursos em Alagoas.

Uma leitura para aprender e se informar sobre o que a comunidade universitária da Ufal realiza!

“É uma revista com muita história contada e com resultados de pesquisa que estão sendo desenvolvidos na Ufal, além das ações de extensão e ensino. Da primeira à última página, o público vai conferir o quão gigante é o trabalho desenvolvido pela Universidade mesmo diante de tantas adversidades”, afirma a coordenadora.

Processo de criação

Um trabalho articulado e realizado com o apoio de muitas mãos. Simoneide Araújo reconhece que realizar uma tarefa desse porte requer compromisso e agradece aos envolvidos no processo de criação e produção da revista.

“Fico muito feliz com a parceria que nós temos com o jornalista Eduardo Almeida [profissional que assina grande parte dos textos]. Uma publicação dessa, a gente não faz sozinha. Então, tem todo um trabalho, um envolvimento das pessoas que fazem parte da Assessoria de Comunicação. Agradeço muito aos que integram a equipe. É um material muito bom. Estou muito orgulhosa de entregar mais essa edição da revista Saber Ufal”, diz ela.

Daniel Aubert, servidor da Ascom, assina o projeto gráfico, a diagramação e as artes da revista Saber Ufal desde 2021. É ele quem ajuda a apresentar as histórias por meio de seus traços, pensando sempre em possibilitar a melhor leitura ao público. Participar do projeto, para ele, é uma forma de “honrar” a Universidade divulgando a ciência elaborada na instituição.

“Carrego a responsabilidade de apresentar um projeto gráfico digno da nossa Universidade, usando uma linguagem visual sintética, minimalista e que dá ênfase às imagens que foram, em sua maioria, feitas pelo nosso grande fotógrafo Renner Boldrino. Espero continuar participando nas futuras publicações e aprimorar cada vez mais a apresentação gráfica das mesmas”, diz Daniel. O servidor acredita que a comunidade acadêmica e sociedade se beneficiarão com a publicação desse novo volume que já está disponível gratuitamente no portal da Ufal.

Contando também com textos de Manuella Soares e Izadora García, além das fotos de Renner Boldrino, servidoras e servidor da Ascom, a revista Saber Ufal pode ser acessada neste link .

O material conta com Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN), tanto na versão impressa quanto na versão on-line, e as edições anteriores podem ser conferidas no portal da Ufal neste link.

“Esperamos que no próximo ano a Ufal consiga driblar mais um processo de crise que vem pela frente, a exemplo da falta de orçamento, para que a gente mantenha essa publicação”, diz a coordenadora. E acrescenta: “Desejo boa leitura e fico no aguardo de sugestões de pesquisas e trabalhos de extensão para nosso próximo número em 2024”.