Ufal intensifica os preparativos para a 10ª Bienal Internacional do Livro

Maior evento cultural e literário do estado será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em

O retorno do maior evento cultural e literário do estado já tem data para acontecer: a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Serão dez dias de atrações cujos preparativos estão sendo intensificados pela Universidade Federal de Alagoas, instituição realizadora do evento, que terá como tema Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade.

Segundo o reitor Josealdo Tonholo, promover a Bienal depois do conturbado período pandêmico que o mundo atravessou é um presente para Alagoas. “A Bienal é o maior evento cultural do estado de Alagoas e a Ufal se sente enobrecida em prestar esse serviço e organizar este grande evento. Infelizmente tivemos que pular a edição do ano de 2021 em face da pandemia, mas agora em 2023 a gente vem com toda a energia”, disse.

O reitor destacou ainda a participação de todos os setores da Universidade para a organização do evento: “Desde a Pró-reitoria de Extensão, a Assessoria de Comunicação, os produtores culturais, as unidades acadêmicas, os campi fora de sede, todos estão trabalhando ativamente para organizar esse grande evento e permitir que o estado de Alagoas possa sorver um pouco da literatura, dos livros, da cultura e de todo um ambiente necessário para se construir um estado mais saudável. É uma felicidade muito grande podermos organizar esta edição da Bienal como uma edição de retomada e espírito renovado”, vibrou ele, enfatizando ainda a importância da presença dos parceiros e correalizadores para o êxito do evento.

Homenagem

Para esta edição da Bienal Alagoas, o país homenageado será a Argentina, que terá participação nos dez dias de evento com a presença da UNR Editora, da Universidad Nacional de Rosario (UNR). A editora surgiu em 1989 e já na década de 1990 conseguiu ampliar sua produção. Em 1995, a editora passou por uma renovação tecnológica, o que permitiu à comunidade universitária um maior acesso aos livros publicados.

Dos anos 2000 para frente, e com o advento das novas mídias e tecnologias, a UNR Editora buscou ampliar o alcance de suas produções, visando chegar a toda sociedade, promovendo o lançamento de novas coleções nas áreas da literatura, crônicas, ensaios e poesias com o objetivo de estreita os laços entre os livros e os leitores.

Realização

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contará com o Governo de Alagoas como correalizador do evento e apoio do Sebrae e outras instituições .