Proginst esclarece que Ufal está em dia com pagamento de terceirizada
Em nota, Pró-reitoria enfatiza que estão sendo tomadas medidas de notificação e aplicação de penalidades em caso de atraso no pagamento de salário dos funcionários
- Atualizado em
Mesmo com todas as dificuldades orçamentárias, a Universidade Federal de Alagoas vem cumprindo compromissos no que diz respeito ao pagamento das terceirizadas. Sobre questionamentos envolvendo atraso no salário dos trabalhadores dessas empresas, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) esclarece “que no caso específico dos serviços de limpeza, a Ufal está absolutamente em dia com o repasse”.
A nota ressalta que a gestão da Universidade está tomando as medidas necessárias para que a empresa, em caso de irregularidades na prestação dos serviços, seja notificada e penalizada.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Nota de Esclarecimento sobre Pagamento de Terceirizados
- A Pró-reitoria de Gestão Institucional, em articulação com a Superintendência de Infraestrutura, vem esclarecer os questionamentos recentes a respeito do pagamento de salário aos trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Alagoas.
- Por força da legislação trabalhista, todas e quaisquer empresas que prestam serviços à Administração Pública devem realizar o pagamento aos seus colaboradores até o 5º dia útil do mês subsequente ao da prestação do serviço.
- Em se tratando da prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra, as empresas contratadas pela Administração Pública se sujeitam à manutenção de prestação normal dos serviços por até 90 dias após o prazo de liquidação estabelecido nos Editais e Termos de Referências dos contratos (Inciso XV, Art. 78, da Lei 8.666/93).
- Como medida de reforço dessa informação presente na lei, os editais de licitação e seus anexos trazem esse requisito de forma expressa, como condição de segurança aos trabalhadores, continuidade e disponibilidade do serviço público.
- Com esse contexto, a Ufal já adota, por meio de seus gestores e fiscais, procedimentos para adequada prestação dos serviços e para que nenhum de seus contratos de interesse continuado ultrapasse o prazo de pagamento previsto em lei.
- No caso específico dos serviços de limpeza, a Ufal está absolutamente em dia com o repasse para a empresa.
- Nesse sentido, já estão sendo tomadas medidas de notificação e aplicação de penalidades quando da ocorrência de irregularidades na prestação dos serviços, inclusive o devido pagamento aos trabalhadores terceirizados.
Maceió, 12 de abril de 2023
Pró-Reitoria de Gestão Institucional