Projeto vai fazer intervenção no HU para chamar atenção sobre saúde vocal

Campanha ‘Desperte para sua voz’ terá início no dia 17 de abril e também vai promover oficina de cuidados com a voz para professores da rede pública

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em

O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está preparando uma programação que inicia na próxima segunda-feira (17). Haverá distribuição de folders a partir das 10h no Hospital Universitário (HU) com dicas para saúde vocal e exposição de banners para refletir sobre o tema.

A campanha desse ano é Desperte para sua voz e está sendo promovida pelo projeto de extensão Dê voz a quem precisa, da Faculdade de Medicina (Famed/Ufal), coordenado pela professora Therezita Peixoto Patury Galvão.

O objetivo é fazer uma reflexão sobre a importância da saúde vocal para convivência social e despertar naqueles com problemas de voz a urgência na busca de tratamento para prevenção ao câncer de laringe.

“A equipe da campanha estará dialogando com o público, explicando através dos banners expostos, sobre a produção da voz, os cuidados com a voz, o que melhora e piora a sua voz e a prevenção do câncer de laringe, afirmando que, diante da presença de rouquidão com mais de 15 dias, deve procurar o médico especialista, o otorrinolaringologista, para realização do exame de laringe, a videolaringoscopia, e obter o diagnóstico do problema de voz”, adiantou Therezita.

Já no dia 24 de abril haverá uma oficina de Saúde Vocal para os professores da Escola Tavares Bastos, às 19h. No evento, serão realizados sorteios do livro Cuidando da Saúde do professor: Da voz, do corpo e da mente, que foi produzido pelo projeto de extensão da Ufal e publicado pela Edufal.

Além da coordenadora Therezita, a palestrante convidada para a oficina é a fonoaudióloga Vanessa Porto, professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). Ela vai falar sobre as estratégias para o uso da voz na sala de aula.

Durante a campanha a equipe também vai divulgar os debates ocorridos numa mesa-redonda realizada em novembro do ano passado e que ficou gravada no canal do projeto no Youtube. Para ter acesso, basta clicar aqui.

“Espera-se que os ensinamentos aplicados durante a campanha proporcionem conscientização e ajude a melhorar a voz e a qualidade de vida do público em geral e dos professores de escolas públicas”, finaliza Therezita Galvão.