Revista Saber Ufal chega à 5ª edição com reportagens especiais e destaca CT&I

As jornalistas Simoneide Araújo e Márcia Alencar assinam a produção e a edição do periódico que tem versão impressa e on-line

Por Manuella Soares - jornalista
 | nothing

Uma vitrine para a Universidade Federal de Alagoas! A Assessoria de Comunicação da Ufal (Ascom) lançou mais um produto para encher de orgulho a comunidade acadêmica e os alagoanos. A nova edição da Revista Saber Ufal já está disponível para download e também conta com uma tiragem de 200 exemplares que serão distribuídos nos quatro campi e outras instituições.

“Eu estou muito feliz com o resultado desse produto de comunicação institucional que Ascom vem consolidando. É uma revista que trata não só da gestão, do que é feito administrativamente para Ufal continuar crescendo enquanto instituição de ensino superior, de pesquisa, de ensino e de extensão, mas a gente também dá um destaque à nossa produção científica. A gente quer mostrar o que a Universidade está produzindo em benefício da sociedade, trazer os resultados do trabalho que é feito”, destaca a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo.

E são muitos! O periódico anual resume em 78 páginas as múltiplas ações que representam cada parte formada pela maior instituição de ensino de Alagoas. A edição número 5 da revista traz na capa uma reportagem especial sobre o Centro de Inovação do Instituto de Computação (IC) que movimenta R$100 milhões e transforma a Ufal em Polo Tecnológico com projetos de 250 pesquisadores em parceria com empresas multinacionais.

O presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, foi o convidado para uma entrevista onde destaca os investimentos públicos em editais de financiamento para pesquisas, a distribuição de recursos entre as instituições de ensino e o que o Estado ainda vai fazer pela Ciência e Tecnologia nos próximos anos.

Na seção de Opinião o professor Reynaldo Rubem Ferreira Jr, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) faz uma análise sobre a necessidade de fortalecer a Ufal na Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento. E também mostra em números os reflexos dos cortes de recursos para investimentos na Universidade desde 2010 até 2023.

E num posicionamento otimista, o reitor Josealdo Tonholo acredita que “2023 será um ano de reposicionamento global das universidades”. Ele também reforça os avanços conseguidos nos últimos anos e o olhar atento aos campi do interior.

A Revista Saber Ufal também estampa histórias motivadoras, como as dos estudantes do curso de Medicina de Arapiraca que participaram da primeira turma a colar grau presencialmente; ou a emoção de quem se envolve e se destaca na implantação de um laboratório inclusivo para estudantes cegos. Tem ainda a comemoração de programas de pós-graduação com a melhor avaliação dos últimos 30 anos; e a projeção de ser uma universidade alagoana como referência no Brasil na área de Química Inorgânica.

A Ufal descrita na Revista voa alto. Viaja pelo Rio São Francisco numa grande expedição de conhecimentos; descobre novas espécies ou gêneros de fungos; vai pra Europa mostrar a cultura alagoana; e faz pesquisa na Antártida. Vale à pena conferir os detalhes desse mundo construído dentro da Ufal.

Planejamento com autonomia

A coordenadora Simoneide reforça o apoio do reitor Tonholo em todos os processos de desenvolvimento do periódico com total autonomia para aplicar a linha editorial planejada pela equipe.

“Ele nos dá carta branca para trabalhar, não há nenhuma interferência, e essa confiança é muito importante pra gente retratar exatamente o que a universidade está fazendo. A revista é um veículo institucional, por isso nós retomamos em 2021, ainda no período da pandemia, e só fortalece a imagem da Universidade”, lembra.

A 5ª edição da revista conta com 23 textos e 19 deles tiveram a participação do jornalista Eduardo Almeida, contratado para desenvolver o trabalho junto com a equipe da Ascom. “Fiquei muito feliz em contribuir com a Saber Ufal e poder dar visibilidade a assuntos importantes, que muitas vezes circulam pelo meio acadêmico, mas que nem sempre chegam ao grande público”, conta e destaca:

“Entre as pautas, aquelas relacionadas a pesquisas foram as que mais me chamaram a atenção. São conquistas expressivas e que mostram que a Universidade conta com um quadro qualificado, forma profissionais de excelência e contribui com a ciência não apenas no Brasil, mas em nível global. Isso tudo diante de um cenário de ataques e de corte de recursos”.

Eduardo também evidencia o trabalho da equipe que ajudou a construir o produto final com apoio editorial de Márcia Alencar, Raniella Barbosa e Jarman Aderico, fotos de Renner Boldrino, projeto gráfico de Daniel Aubert e revisão de Mauricélia Ramos: “Sem a integração desse time, não seria possível entregar esta edição da revista!”.