Andifes discute pautas das universidades federais com Governo Federal
Dentre os assuntos, estava a complementação do orçamento para 2023 e a recomposição do orçamento para 2024
- Atualizado em
Em continuidade às agendas com o Governo Federal, a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB), e o secretário executivo, Gustavo Balduino, estiveram em audiência com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para apresentar a pauta prioritária das universidades federais, na tarde dessa segunda-feira (18).
Dentre os assuntos, a complementação do orçamento para 2023, a recomposição do orçamento para 2024, tendo como comparativo os recursos para custeio e investimento de 2010, com correção pelo IPCA, e a apresentação de proposta para estabelecimento de um grupo de trabalho com o objetivo de discutir um modelo permanente de financiamento das universidades. Foi tratado, ainda, o PL 2.699/2011, que disciplina a nomeação de reitores e reitoras, em tramitação na Câmara dos Deputados.
A presidente da Andifes avaliou a agenda com o ministro como bastante positiva. “Foi uma conversa propositiva, com a compreensão do ministro Padilha sobre o que é prioritário para o financiamento das universidades federais, e com manifestação de apoio a essas pautas tão caras para as nossas instituições”, afirmou.
“Olharemos com atenção para essas pautas, para trabalharmos em conjunto com o Ministério da Educação”, declarou o ministro.
A reunião foi também acompanhada pelo assessor especial do gabinete ministerial, Vitor Marchetti.