Grupos de pesquisa da Ufal promovem evento sobre violência contra mulheres
Roda de conversa será no próximo dia 20 com participação da pesquisadora Natália Cordeiro, de Recife
- Atualizado em
A violência contra a mulher será o tema da roda de conversa que acontece na próxima quarta-feira (20), na Universidade Federal de Alagoas. O evento é promovido pelos grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, Prosa e Mandacaru, e acontece a partir das 14h, na Sala de Apoio Acadêmico e Extensão, no térreo do Instituto de Ciências Sociais (ICS), no Campus A.C. Simões, em Maceió.
O grupo Prosa está ligado ao Instituto de Psicologia (IP) e o Mandacaru, ao ICS. As professoras Telma Low, do IP, Nádia Meinerz e Joyce Martins, do ICS, são s organizadoras do evento, que pretende ampliar as discussões sobre a temática da violência contra a mulher. “Para nós, docentes e pesquisadoras feministas, será um momento importante e potente porque esse é um tema que tem estado muito presente no contexto acadêmico e de grande relevância social e política”, afirmaram.
A convidada para conduzir a roda de conversa será a pesquisadora Natália Cordeiro, doutora em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela é educadora do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, uma ONG feminista de Recife-PE, referência no debate dos direitos das mulheres. A conversa será mediada pela professora Joyce Martins.
Natália Cordeiro vai compartilhar os resultados da pesquisa de seu doutorado, realizada na 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Pernambuco, cuja abordagem foi exatamente a violência. A pesquisadora também vai lançar o livro Violência contra as mulheres: (re)produção de desigualdades na implementação de políticas públicas, resultado da tese que defendeu. Haverá distribuição gratuita para os participantes.
As professoras responsáveis pela realização do evento convidam as entidades que trabalham com mulheres, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoas (CDDM). “Queremos o apoio de todas para construir essa grande roda de conversa”, destacou a professora Telma Low.
O evento é aberto à comunidade da Ufal e ao público em geral, principalmente as mulheres. As inscrições podem ser feitas neste link. “Vamos tentar primar por essa horizontalidade. Natália vai trazer exemplares do seu livro para compartilhar conosco. É o estreitamento de uma parceria, uma articulação entre a academia e a sociedade civil. Isso é muito importante para a luta feminista e para o enfrentamento da violência de gênero contra a mulher. Essa é uma questão histórica e muito atual”, completou Telma Low.
Serviço
O quê: Roda de conversa sobre violência contra a mulher
Quando: 20 de setembro, às 14h
Onde: Sala de Apoio Docente do ICS, Campus A.C. Simões
Evento aberto