Ufal sedia 23ª edição do Encontro Nordestino dos grupos PET em 2024
Decisão foi tomada durante encerramento no último evento do gênero realizado na Paraíba
- Atualizado em
O PET Ufal, que conta com 12 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi escolhido como o responsável por organizar a 23ª edição do Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enepet) em 2024, que será realizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, com data a ser definida.
Esta será a primeira edição do evento no modo presencial depois do período da pandemia da covid-19 e a escolha pelos grupos PET da Ufal foi tomada durante plenária de encerramento da 22ª edição do evento, que contou com a organização dos grupos PET da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
"Sabendo da importância dos eventos presenciais, o PET Ufal começou a se mobilizar desde o início deste ano, contando com o apoio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação e da Pró-reitoria de Graduação. Os grupos então construíram um vídeo de candidatura, juntamente com um texto, e ambos foram apresentados durante a proposição desta candidatura", explicou Marllus Neves, tutor do PET Engenharia Ambiental e um dos integrantes da comissão geral de organização do evento.
As estudantes Lara Andrade, do PET Psicologia e Wanneska Thaymmá, do PET Letras, comemoraram a decisão e destacaram a importância dessa conquista: “Esse é um momento de muita alegria para o Programa, além de ser o momento de nos fortalecer ainda mais, sobretudo nesse lugar de pós-pandemia, pois voltamos nosso olhar para a volta ao presencial e reconhecemos como esse contato pode ser renovador e reestruturador para o PET a nível regional e, posteriormente, nacional”, celebraram.
Sobre o Enepet
O Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enepet) é um evento que acontece anualmente, sendo ele uma das iniciativas de âmbito regional que prepara os grupos PET de todo o Brasil para o evento nacional, o Enapet.
Geralmente, tem duração de três dias e é composto por abertura, mesas redondas e apresentações culturais, Grupos de Discussão e Trabalho (GDT), Encontro de tutores, encontro de discentes, oficinas, apresentações de trabalhos, Momentos de Compartilhamento de experiências, confraternização e Assembleia Final.
Na modalidade presencial, o evento costuma ter em torno de 600 participantes de todo o Nordeste e algumas pessoas de outras regiões.