NES da Ufal comemora participação na Etapa SigmaCamp 2024

Núcleo leva dez de seus alunos, de escolas de várias cidades de Alagoas, incluindo Maravilha, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Maceió e Coruripe

Por Simoneide Araújo – jornalista
- Atualizado em
Turma do NES Ufal, formada por estudantes do ensino médio de Alagoas
Turma do NES Ufal, formada por estudantes do ensino médio de Alagoas

Este ano já começa com uma grande conquista para os estudantes que integram o Novo Ensino Suplementar (NES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Dez deles, oriundos de escolas de várias cidades alagoanas, incluindo Maravilha, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Maceió e Coruripe, foram selecionados para participar do Etapa SigmaCamp 2024, evento que acontecerá no Brasil pela primeira vez. A partir de domingo (14) até 20 de janeiro, esses alunos terão a oportunidade de interagir com outros jovens de todo o país, ampliando seus horizontes acadêmicos e pessoais.

O NES é um dos organizadores do SigmaCamp 2024 e, de acordo com o coordenador, Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, o objetivo deste evento é fomentar a criação de uma comunidade forte no Brasil. “Queremos promover a aproximação entre pesquisa de ponta do mundo e nossas crianças e adolescentes. Assim, podemos esperar que novos líderes apareçam e possam trabalhar na solução de nossos problemas emergentes. Isso ficou claro para mim quando estive nos EUA e vi vice-presidente de grandes corporações mundiais dando aula para meninos de 12 anos. É o futuro em jogo”, declarou.

Durante a próxima semana, os dez alunos dos NES estarão em Valinhos-São Paulo e se juntarão a outros 50 estudantes, com idade entre 14 e 16 anos, que passaram por criterioso processo seletivo.

Todos estarão envolvidos em atividades intelectualmente desafiadoras, explorando questões e fenômenos científicos complexos. “Entre nossos estudantes talentosos, está Arthur Oliveira, aluno recentemente aprovado na FGV [Fundação Getúlio Vargas], que participará do SigmaCamp como monitor. Sua experiência e conhecimento serão valiosos para o desenvolvimento e o aprendizado dos participantes”, anunciou o professor Krerley Oliveira.

Todos os alunos que estarão do SigmaCamp assistirão a palestras e participarão de cursos ministrados por professores universitários, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação de renomadas instituições acadêmicas do Brasil e dos Estados Unidos, incluindo a Universidade de Stanford, a Universidade de Harvard, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Stony Brook University, a University of Southern California (USC), Universidade de São Paulo (USP), FGV, a Ufal, a escola de ciências Ilum do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e outros notáveis profissionais da área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Este ano, o SigmaCamp contará com a participação professores da Ufal: Ivvy Quintela e o aluno de doutorado Eduardo Florêncio, ambos do Centro de Tecnologia (Ctec) que darão palestras e workshops, Xu Yang, do Instituto de Computação (IC); e Xiaochuan Liu, do Instituto de Matemática (IM), que darão minicursos. Um dos organizadores do evento é o professor Krerley Oliveira, do IM da Ufal, que já participou como palestrante, em 2023, na edição americana realizada em Nova Iorque.

O Etapa SigmaCamp oferecerá uma semana de imersão em STEM, com atividades que incluem minicursos de 9 horas, mais de 50 workshops e 15 palestras. Uma das características especiais do acampamento é a visita de um dia inteiro às instalações da Ilum e do CNPEM, em Campinas, onde está localizado o acelerador de partículas Sirius.

A colaboração entre o Etapa SigmaCamp e o NES da Ufal destaca o compromisso com o desenvolvimento dos futuros líderes científicos e tecnológicos. É uma oportunidade ímpar para jovens talentosos conectarem-se com uma comunidade internacional de estudiosos e colegas, fomentando uma perspectiva global em educação STEM.

Para mais informações sobre a Etapa SigmaCamp, o envolvimento do NES e a lista completa de universidades participantes, visite o site www.etapasigmacamp.com.br.

O que é o SigmaCamp

SigmaCamp é um programa científico imersivo em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) criado nos Estados Unidos por cientistas para mentes jovens de 14 a 16 anos. O SigmaCamp inspirou centenas de estudantes em Ciências e Matemática desde 2012

Nesta etapa do Brasil, participação pesquisadores e cientistas americanos de outras partes do mundo.