NES da Ufal comemora participação na Etapa SigmaCamp 2024

Núcleo leva dez de seus alunos, de escolas de várias cidades de Alagoas, incluindo Maravilha, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Maceió e Coruripe

Por Simoneide Araújo – jornalista
Turma do NES Ufal, formada por estudantes do ensino médio de Alagoas | nothing
Turma do NES Ufal, formada por estudantes do ensino médio de Alagoas

Este ano já começa com uma grande conquista para os estudantes que integram o Novo Ensino Suplementar (NES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Dez deles, oriundos de escolas de várias cidades alagoanas, incluindo Maravilha, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Maceió e Coruripe, foram selecionados para participar do Etapa SigmaCamp 2024, evento que acontecerá no Brasil pela primeira vez. A partir de domingo (14) até 20 de janeiro, esses alunos terão a oportunidade de interagir com outros jovens de todo o país, ampliando seus horizontes acadêmicos e pessoais.

O NES é um dos organizadores do SigmaCamp 2024 e, de acordo com o coordenador, Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, o objetivo deste evento é fomentar a criação de uma comunidade forte no Brasil. “Queremos promover a aproximação entre pesquisa de ponta do mundo e nossas crianças e adolescentes. Assim, podemos esperar que novos líderes apareçam e possam trabalhar na solução de nossos problemas emergentes. Isso ficou claro para mim quando estive nos EUA e vi vice-presidente de grandes corporações mundiais dando aula para meninos de 12 anos. É o futuro em jogo”, declarou.

Durante a próxima semana, os dez alunos dos NES estarão em Valinhos-São Paulo e se juntarão a outros 50 estudantes, com idade entre 14 e 16 anos, que passaram por criterioso processo seletivo.

Todos estarão envolvidos em atividades intelectualmente desafiadoras, explorando questões e fenômenos científicos complexos. “Entre nossos estudantes talentosos, está Arthur Oliveira, aluno recentemente aprovado na FGV [Fundação Getúlio Vargas], que participará do SigmaCamp como monitor. Sua experiência e conhecimento serão valiosos para o desenvolvimento e o aprendizado dos participantes”, anunciou o professor Krerley Oliveira.

Todos os alunos que estarão do SigmaCamp assistirão a palestras e participarão de cursos ministrados por professores universitários, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação de renomadas instituições acadêmicas do Brasil e dos Estados Unidos, incluindo a Universidade de Stanford, a Universidade de Harvard, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Stony Brook University, a University of Southern California (USC), Universidade de São Paulo (USP), FGV, a Ufal, a escola de ciências Ilum do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e outros notáveis profissionais da área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Este ano, o SigmaCamp contará com a participação professores da Ufal: Ivvy Quintela e o aluno de doutorado Eduardo Florêncio, ambos do Centro de Tecnologia (Ctec) que darão palestras e workshops, Xu Yang, do Instituto de Computação (IC); e Xiaochuan Liu, do Instituto de Matemática (IM), que darão minicursos. Um dos organizadores do evento é o professor Krerley Oliveira, do IM da Ufal, que já participou como palestrante, em 2023, na edição americana realizada em Nova Iorque.

O Etapa SigmaCamp oferecerá uma semana de imersão em STEM, com atividades que incluem minicursos de 9 horas, mais de 50 workshops e 15 palestras. Uma das características especiais do acampamento é a visita de um dia inteiro às instalações da Ilum e do CNPEM, em Campinas, onde está localizado o acelerador de partículas Sirius.

A colaboração entre o Etapa SigmaCamp e o NES da Ufal destaca o compromisso com o desenvolvimento dos futuros líderes científicos e tecnológicos. É uma oportunidade ímpar para jovens talentosos conectarem-se com uma comunidade internacional de estudiosos e colegas, fomentando uma perspectiva global em educação STEM.

Para mais informações sobre a Etapa SigmaCamp, o envolvimento do NES e a lista completa de universidades participantes, visite o site www.etapasigmacamp.com.br.

O que é o SigmaCamp

SigmaCamp é um programa científico imersivo em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) criado nos Estados Unidos por cientistas para mentes jovens de 14 a 16 anos. O SigmaCamp inspirou centenas de estudantes em Ciências e Matemática desde 2012

Nesta etapa do Brasil, participação pesquisadores e cientistas americanos de outras partes do mundo.