Celebração dos 50 anos de Química é marcada por diversificada programação

Fez parte da programação do jubileu de ouro a abertura da 17ª Semana de Química

Por Diana Monteiro - jornalista e Renner Boldrino - fotógrafo
Mesa de honra do Jubileu de Química

O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), protagonizou mais um capítulo de sua importância, enquanto unidade acadêmica de referência, ao comemorar o seu jubileu com variada programação e grande confraternização. Apresentação artístico-cultural, exibição de um vídeo de retrospectiva mostrando a evolução do instituto com depoimentos de referenciados docentes, palestra, homenagens, distribuição de troféus e evento científico, fizeram parte da solenidade comemorativa.

Villa-Lobos, Tom Jobim e Djavan rechearam o repertório do Coro da Ufal (Corufal), marcando, na segunda-feira (7),  a celebração dos 50 anos, com solenidade presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, no auditório da Reitoria. O evento também contou com a participação do reitor honorário Rogério Moura Pinheiro, na oportunidade, convidado por Tonholo, para fazer parte da mesa de honra.

Assim como Tonholo, Rogério, é também do IQB, unidade acadêmica com marcante trajetória na gestão da Ufal. Já são três reitores pertencentes ao Instituto a ocuparem o mais alto cargo da universidade. Também é da mesma unidade o reitor honorário Eurico Lôbo. Recentemente, a unidade teve aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), o título de Professor Emérito a ser concedido ao pesquisador Euzébio Goulart, um dos homenageados no jubileu de ouro.

Reconhecimento de um abnegado trabalho coletivo, enfrentamento de desafios para implantação e consolidação de ações científicas e acadêmicas em todo processo de evolução do IQB, na graduação e pós-graduação, foram destacados durante a solenidade. A importância do trabalho dos terceirizados nas rotinas do instituto, foi enaltecida na oportunidade.  Integrou a programa do jubileu de ouro, a abertura da 17ª Semana de Química que transcorre até sexta-feira (11), tendo como tema central 50 anos de Inovação e Integração entre Ensino, Pesquisa e Indústria.

Fizeram parte da mesa de abertura, além do reitor Tonholo e do reitor honorário Rogério Pinheiro o diretor do IQB,  Thiago Mendonça, a vice-diretora, Aracelis Adrian, os professores Edmundo Accioly, Isis Martins Figueiredo, a presidente do Centro Acadêmico (CA), Yngrid Ferreira e o presidente do Conselho Regional de Química (CRQ-AL), Alberto Jorge Silveira. Além da importância e da alegria da comemoração do jubileu de ouro e da realização da 17ª Semana de Química, os integrantes da mesa de honra enalteceram o trabalho em parceria e a dedicação para a qualificação de recursos humanos com positividade para as áreas de ensino, pesquisa, extensão e também da pós-graduação.

As homenagens contemplaram representantes dos três segmentos da unidade, aposentados e da ativa. Tonholo, na oportunidade, fez uma retrospectiva do início de sua atividade docente no então Departamento de Química da Ufal, frisou a evolução do IQB, que iniciou com o curso de Licenciatura em Química e ampliação na graduação e na pós-graduação. O instituto oferta para a sociedade três cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação em diversas linhas de pesquisa.

Além da licenciatura,  tem em funcionamento Bacharelado em Química e Química Tecnológica e Industrial. É dotado de quatro Programas de Pós-Graduação: O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), Mestrado Profissional em Química (ProfQui) e o Programa de Doutorado em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Ao destacar crescimento da unidade, com qualificação, o reitor enfatizou a colaboração ativa e as grandes causas abraçadas pelo IQB. Citou como um dos exemplos a importante parceria para o enfrentamento à pandemia da covid-19, período com muito desafio que teve o engajamento da Ufal. E reforçou: “O IQB continua fazendo diferença, em momentos muito críticos em nossa sociedade, como o da covid e também, no caso do Braskem, com o monitoramento do desastre ambiental.

A colaboração que a unidade traz para a Ufal, para a ciência e para a sociedade é vasta e o crescimento qualificado também foi lembrado pelo reitor honorário Rogério Pinheiro, que iniciou as saudações, dizendo: “Em 18 de fevereiro de 1974 fez 50 anos da minha posse, ano também do primeiro concurso feito na Ufal para docente, apesar de criada em 1961. Até então, professores da universidade eram herdados das faculdades isoladas. Fico feliz com a grande evolução do IQB que venceu grandes obstáculos, inclusive com qualificação do corpo docente. Em 1995 toda a Ufal tinha 70 doutores. Hoje, só o IQB tem igual número de docentes com doutorado”. Rogério foi reitor por duas gestões: de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003. A celebração dos 50 anos de Química também foi marcada por um momento de confraternização no hall da Reitoria.