Homenagens especiais marcam 50 anos do curso de Biologia da Ufal

Fez parte da programação a abertura da 38ª Semana de Biologia

Por Diana Monteiro - jornalista
Homenagens especiais marcam 50 anos do curso de Biologia

As diversas homenagens e o reconhecimento de um trabalho do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) para a formação qualificada de recursos humanos, sua importância para o Estado e para ciência, marcaram a solenidade dos 50 do curso de Biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As homenagens, ponto alto da data comemorativa, contemplaram representantes dos três segmentos da unidade acadêmica e destacaram a atuação de um corpo docente para o crescimento, cada vez mais, da licenciatura, do bacharelado e dos programas de pós-graduação com referenciados estudos científicos que projetam a Ufal na área das Ciências Biológicas.

A destacada unidade acadêmica, que pertence ao Campus A. C. Simões, recentemente teve aprovadas, pelo Conselho Universitário (Consuni), seis propostas de títulos honoríficos, três deles de Professor Emérito e os demais para a concessão de Doutor Honoris Causa. A solenidade de entrega ainda será marcada e os futuros agraciados foram muito aplaudidos e homenageados durante a comemoração do jubileu de ouro. Na oportunidade, foi discorrida a trajetória acadêmica de cada um, assim como, o empenho que cada um teve para a evolução do curso voltada à qualificação de recursos humanos e de colaboração à ciência.

A solenidade dos 50 anos do curso de Biologia da Ufal teve como local o auditório da Reitoria, na tarde de terça-feira (1), e foi presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, na oportunidade representando o reitor Josealdo Tonholo. Fez parte da programação dos 50 anos a abertura da 38ª Semana de Biologia (SemaBio), que teve este ano como tema A Relevância da Biologia diante das mudanças climáticas. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Bruno Vilela de Moraes e Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na composição da mesa, além da vice-reitora, o diretor do ICBS, Renato Rodarte; o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a coordenadora da Licenciatura, Amanda Lins, o vice-coordenador do bacharelado, Gilberto Justino e o representante do segmento técnico-administrativo da unidade, Tiago Pessoa.

Também fizeram parte da mesa, o presidente do Centro Acadêmico (CA), Eduardo Cauã, a coordenadora geral da 38a. SemaBio, Luana Marina de Castro, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes e a representante da Academia Alagoana de Educação (Acale), Dinalva Bezerra.

Nos cumprimentos, todos foram unânimes em destacar o momento histórico, expressando a alegria de participar da data comemorativa. Enfatizaram a competência da graduação e da pós-graduação para a qualificação de recursos humanos, durante toda a trajetória de evolução do curso, a partir da implantação, iniciado com a licenciatura. O patamar alcançado, fruto de um abnegado trabalho do corpo docente com determinante apoio do segmento técnico, também foi destacado nas boas-vindas.

A exitosa realização por mais de três décadas da SemaBio, foi enaltecida durante a solenidade, como espaço de debates e de aprendizado, agregando a comunidade acadêmica do ICBS para mais conhecimento. Vários docentes aposentados e da ativa foram homenageados, tornando a comemoração do jubileu de ouro, um momento marcante em mais um capítulo da história de uma unidade acadêmica que é referência para a Ufal, para Alagoas e que destaca a instituição alagoana no cenário nacional e internacional em estudos científicos.

O professor Osvaldo Viégas conduziu o momento de homenagens que contou com a participação dos docentes que futuramente receberão títulos honoríficos:Terezinha Calado, José Geraldo Marques, Alfredo Dacal, Amundson Portella e Luiz Antônio Ferreira. Também receberá título honorífico da instituição alagoana, a bióloga graduada pela Ufal e servidora do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Rosângela Lira. Durante a solenidade comemorativa foram homenageadas quinze professoras do curso, representadas, na oportunidade, por Maria José Messias, Gilda Acioli, Sineide Montenegro e Dinalva Bezerra.

Ao dar às boas-vindas e tecer parabéns à comemoração do jubileu de ouro, a vice-reitora Eliane Cavalcanti fez um breve histórico da trajetória das Ciências Biológicas e a sua importância para a vida das pessoas e do planeta. E enfatizou: “Que momento bonito estamos vivendo na universidade. Somos cinco décadas na Ufal fazendo saúde e educação, cuidando do meio ambiente, transformando uma sociedade, formando pessoas, criando laços e isso é de muito importante”.

Sobre as homenagens, falou da importância de fazer referências as pessoas que foram pioneiras de todo o processo: “Vários foram homenageados nesse momento, mas sabemos que há tantas outras pessoas para serem homenageadas. Esse é um momento de se demonstrar e ver no olhar do outro a emoção e o reconhecimento de um trabalho de uma vida de pessoas que construíram e constroem, cotidianamente, a história do ICBS”.

Destacando que a conexão da Biologia é com o mundo, Eliane finalizou, dizendo: “Nós aqui, somos, como biólogos, os zeladores, os cuidadores de seres vivos que mantêm esse planeta em funcionamento, que mantêm a nossa vida no ciclo e que permite e nos oportuniza tantos momentos bonitos como esse, quer dizer, dos 50 anos dos cursos de licenciatura e do bacharelado da Universidade Federal de Alagoas”. Com formação em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Animal e doutorado em Oceanografia, a vice-reitora agradeceu a oportunidade de participação no evento comemorativo.

Um momento de confraternização no hall da Reitoria também marcou a comemoração do jubileu de ouro.