Maceió sedia 13º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação

Evento acontece em parceria entre Ufal, UFPE e Unima; inscrições abertas

Por Jacqueline Freire - jornalista

A 13ª edição do Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI) será em Maceió, no Centro Universitário Unima, em Cruz das Almas, nos dias 13 e 14 de novembro, com o tema “A Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho”. As inscrições seguem abertas no site até 14 de outubro. O evento conta com palestras, minicursos, sessões técnicas e techflash.

Segundo o professor Victor Carvalho, coordenador local do evento, o SBTI funciona como um pólo de debates, gerando a oportunidade para profissionais, pesquisadores e estudantes de Alagoas desenvolverem suas redes de relacionamentos com colegas de outras regiões do Brasil. “Uma vez que a IA é um tópico quente em todo o mundo, teremos a oportunidade de entender sobre o que os pesquisadores Brasileiros estão trabalhando, gerando, por exemplo, comunicação e veiculação das pesquisas através das seções técnicas”, afirma.

Esta é a segunda vez que o SBTI vem a Maceió. Em outubro de 2014, o evento também foi realizado na capital alagoana, com temática voltada para Governos Abertos, tendo sido uma das edições com maior público participante. “Todo evento científico é uma oportunidade de conexão, troca de conhecimentos e desenvolvimento de parcerias. A rede formada através de um simpósio de nível nacional, especialmente em temas associados às Tecnologias da Informação, traz um reflexo da dinâmica da área, que incorpora diversos saberes, desenvolvendo-se conforme tendência multidisciplinar”, destaca o professor.

Estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Administração, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, são convidados a participar.

Programação

A programação abordará temas como arquitetura de dados, colaboração entre humanos e IA, Big Data Insights, IA na educação, entre outros. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Sistemas de Informação (Nepsi) com apoio Institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O Simpósio conta ainda com a participação ativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Centro Universitário de Maceió (Unima).

A manhã do primeiro dia do simpósio (13) será marcada por duas palestras com pesquisadores brasileiros, bolsistas de produtividade do CNPq, ambas girando em torno do tema do evento: Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho. “A participação de dois cientistas de ponta como palestrantes, também auxilia a descrever quais as tendências que podemos seguir, no estado de Alagoas, em relação às aplicações de IA nos nossos ambientes profissionais, seja na iniciativa privada ou no serviço público, além de auxiliar com insights interessantes para mais pesquisas e desenvolvimento de tecnologias”, enfatiza.

Entre os palestrantes estão o professor Evandro de Barros Costa, destacado cientista da Computação da Ufal da área de IA, nas pesquisas em IA na Educação, Sistemas de Recomendação, Web Semântica e Representação do Conhecimento, e o professor Rafael Cardoso Sampaio, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cientista da área de Comunicação e Cultura Contemporâneas, com pesquisas recentes sobre os impactos da IA na pesquisa científica e no provimento de Benefícios Sociais no Brasil.

Haverá ainda sessões dedicadas a cases de startups alagoanas e o desafio de Inovação, voltado para pessoal inscrito no evento interessado em realizar o processo de ideação de uma solução para um problema temático que será lançado no ato. O desafio será promovido em parceria entre o Sebrae e o Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) sediado na Unidade de Santana do Ipanema da Ufal, liderado pelo professor Hérmani Magalhães, trazendo uma equipe de mentores altamente qualificados para as equipes que serão formadas.

As atividades do Desafio de Inovação se estenderão pela manhã até o final da tarde do segundo dia do simpósio (14). A programação do segundo dia contará com a realização de minicursos e sessões técnicas, para apresentação dos artigos aprovados, que serão publicados em periódicos científicos qualificados.

Mais informações no site.