Maceió sedia 28º Congresso Brasileiro de Paleontologia em outubro

Evento acontece pela primeira vez na cidade, com o tema “A Paleontologia como Patrimônio Cultural: a repatriação dos fósseis brasileiros”

Por Jacqueline Freire - jornalista

De 15 a 19 de outubro Maceió será a sede do 28º Congresso Brasileiro de Paleontologia. Pela primeira vez na cidade, o evento aborda este ano o tema “A Paleontologia como Patrimônio Cultural: a repatriação dos fósseis brasileiros” e será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site e também durante o evento. O Congresso Brasileiro de Paleontologia reúne minicursos, apresentações, simpósios, mesas temáticas e muito mais neste, que é o maior evento paleontológico do país. A programação conta com vários simpósios acontecendo dentro do congresso, tais como: o "Simpósio de Ensino de Paleontologia"; o "Simpósio sobre Incursões Marinhas do Atlântico Sul"; o "Simpósio de Geoparques"; o "Simpósio de Paleontologia Antártica"; o "Simpósio de Biotas do Cretáceo do Brasil"; e o "Simpósio Brasileiro de Paleometria", será um grande momento de divulgação de trabalhos das principais pesquisas científicas sobre a Paleontologia nacional.

“Teremos alguns palestrantes de renome nacional no evento, como o professor Antonio Carlos Fernandes (UFRJ), que fará palestra sobre a história da Paleontologia Brasileira, na palestra de abertura; o professor Alexander Kellner (Museu Nacional/UFRJ) que fará palestra sobre a reabertura do Museu Nacional; a pesquisadora Thais Pansani que fará palestra sobre as Interações humano-megafauna durante o Quaternário da América do Sul, e muito mais”, destaca a professora Márcia Cristina da Silva, coordenadora do evento.

É aguardado um público de 450 pessoas, entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores da rede básica, professores universitários, profissionais da área, e paleoartistas. “A primeira edição do Congresso Brasileiro de Paleontologia aconteceu em 1959 na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, 27 edições já foram realizadas, sendo esta, a 28ª edição, em Alagoas pela primeira vez. Isto coloca Alagoas dentro do cenário do maior evento da área no país”, avalia.

No dia 15 de outubro serão realizados minicursos no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima da Ufal, na Praça Sinimbu. A abertura será no dia 15 a noite no Centro de Convenções e do dia 16 a 18 acontecem as apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas-redondas, bem como exposição de paleoartistas no hall do Centro de convenções.

Mais informações aqui.