Mesmo com recorde de participantes, Femupe reabre inscrições para oficinas

Coordenação do Festival tomou esta decisão para atender a alta procura pelas atividades; novo prazo vai até a próxima terça-feira

Por Fernando Vinícius e Simoneide Araújo – jornalistas

Numa correalização com o Sesc, a edição 2024 do Festival de Música de Penedo (Femupe) bate mais um recorde. Este ano, teve 472 estudantes inscritos e 561 inscrições, superando as 397 registradas nas oficinas e workshops de 2023. Apesar de o prazo ter sido encerrado, a procura pelas atividades ainda está grande e, por isso, a organização do evento reabriu as inscrições até a próxima terça (22).

Para se inscrever, basta clicar neste link. É tudo de graça e pelo site do Festival! São cursos com instrumentos de sopro, cordas, populares e disciplinas teóricas. São 16 oficinas e oito workshops sonoros voltados a atividades pedagógicas e a vários públicos. As aulas serão ministradas por talentos de vários estados brasileiros e também da Itália e de Portugal.

De acordo com Luann Veiga, diretor de Ensino e Desenvolvimento, todas as atividades terão uma carga horária certificada de 20 horas. “O novo prazo para inscrições será até terça-feira, dia 22 de outubro, ao meio-dia. Após esse horário, não serão aceitas novas inscrições em nenhuma circunstância, incluindo durante o evento. Por isso, pedimos que se atentem ao prazo e garantam sua participação dentro desse período”, explicou.

Evento consolidado

Lançado há 15 anos como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, ligada ao curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas, o Femupe é um evento consolidado e conta com o apoio da Prefeitura de Penedo. Em 2019 ganhou status de festival internacional com a participação de músicos e pesquisadores estrangeiros e, em 2023, atravessou o Atlântico e fincou raízes na Europa.

“Tudo isso, graças ao apoio da gestão da Ufal, na pessoa do reitor Josealdo Tonholo, que acreditou no projeto, da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas. Também conseguimos firmar convênios com instituições de Portugal, a exemplo da Universidade Nova de Lisboa, por meio do grupo de pesquisa Caravelas, e da França”, celebrou o coordenador-geral do Festival, professor Marcos Moreira.

Realização

O Femupe acontece de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores.

Saiba mais visitando o site do Femupe. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo acompanhando também pelo Instagram @festival_musica_Penedo e do @cemupemusicologia.