Seja em igrejas, ruas ou no teatro, Festival leva música para a cidade de Penedo
Atrações reúnem vários estilos musicais durante os três dias do Femupe em 15 locais diferentes
- Atualizado em
Várias atrações artísticas vão estar no Festival de Música de Penedo (Femupe), nesta sexta (25) e sábado (26), encantando o público tanto nas igrejas quanto no Teatro Sete de Setembro. Todos espalhados pelos quatro cantos da cidade histórica. E tudo de graça! Não dá para perder, não é verdade?
Então vamos lá para as atrações. Na sexta-feira, às 18h, tem música nas igrejas, com o Trio Dellas e o Quarteto de Flautas, da Bahia, que se apresentam na Igreja Santa Maria dos Anjos. O Trio Dellas é formado pelas professoras Ziliane Teixeira e Débora Borges e a pianista Soraia Lüders, todas servidoras da Universidade Federal de Alagoas, que atuam no curso de licenciatura em Música. Já o quarteto baiano tem como integrantes os professores e músicos Lucas Robatto, João Liberato, Rafael Dias, e Leandro Oliveira.
Às 18h também tem recital e palestra com Antônio Eduardo, de São Paulo, na Faculdade Raimundo Marinho. O tema em destaque será A criação na educação musical: usos e recursos da música de vanguarda na musicalização. A noite da Música Brasileira começa às 19h, com o Sexteto Rony Ferreira, Ricardo Lopes e LP Musical, todos de Alagoas, e Jimmi Oliver Trio, de Minas Gerais. Será no Teatro Sete de Setembro.
No sábado, o dia começa com ensaios das oficinas, a partir das 8h30. Também haverá desfile das filarmônicas pelas ruas do Centro Histórico de Penedo, às 11h. A partir da 15h30 acontecem as apresentações musicais de bandas marciais, as conhecidas retretas bandísticas, próximo ao Teatro Sete de Setembro.
Às 16h tem arrastão musical com os grupos Baque Alagoano e o Percussivo Timbodé, de Penedo, saindo da Praça Floriano Peixoto. A partir das 17h, começam os concertos de encerramento do Femupe. Na Igreja de Santa Maria dos Anjos se apresentam a cantora Eneida Lima e Jairo Brandão ao piano, seguidos do Imperial Coro de Penedo e da Orquestra Sinfônica de Itabaiana.
Às 19h, o palco do Teatro Sete de Setembro recebe a Orquestra Som do Nordeste e o convidado especial Eliezer Setton, de Alagoas, com regência do maestro Rony Ferreira. A grande final será, às 20h, com duas atrações pernambucanas: Sebastian Silva e o maestro Mozart Vieira, no Largo de São Gonçalo, em frente ao Teatro Sete de Setembro.
Realização
O Femupe acontece de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores.
Saiba mais visitando o site do Femupe. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo acompanhando também pelo Instagram @festival_musica_Penedo e do @cemupemusicologia.