Semana Internacional de Pedagogia tem início discutindo direito à educação

Evento segue no Campus A.C. Simões até a próxima sexta (1º)

Por Ascom Ufal e Renner Boldrino - fotógrafo
- Atualizado em
Tema da SIP este ano é a luta pelo direito à educação: sentidos, políticas e formação docente
Tema da SIP este ano é a luta pelo direito à educação: sentidos, políticas e formação docente

Teve início nesta terça-feira, 29 de outubro, a 10ª Semana Internacional de Pedagogia (SIP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, que este ano discute a luta pelo direito à educação: sentidos, políticas e formação docente, acontece no Centro de Educação (Cedu) da Ufal até a próxima sexta (1º).

A abertura da SIP contou com a presença do reitor da Ufal e dos gestores do Cedu. O professor Flávio Brayner, docente emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), proferiu a palestra de abertura. Nesta quarta (30), os temas principais são: pedagogia hospitalar e direitos humanos, e atividades lúdicas no ensino para crianças em tratamento de saúde.

“A realização da SIP é importante porque oportuniza grandes debates da atualidade acerca da formação de professores no Brasil e, em especial, em Alagoas”, explica o professor Eraldo Ferraz, coordenador do evento. Segundo ele, a SIP também incentiva a participação dos estudantes a buscarem novos meios de fazer futura atuação profissional.

“O evento também oportuniza a participação de alunos dos cursos de Licenciatura nos minicursos/oficinas para obtenção de práticas de metodologias ativas para atuação na Educação Básica”, reforça. A proposta é contribuir com a discussão sobre as políticas educacionais e as disputas que são travadas no âmbito das decisões político-sociais e dos encaminhamentos para a formação das juventudes e dos profissionais da educação.

Veja mais informações e a programação completa em breve no site. Acompanhe as principais fotos e atividades do evento no perfil @sipufal.