Sinpete tem desafio de aproximar Ufal de jovens da escola básica de Alagoas

Cerimônia de abertura do evento teve auditório lotado de alunas e alunos de várias escolas, além da comunidade universitária

Por Simoneide Araújo – texto e fotos
- Atualizado em
Abertura da Sinpete com auditório da Reitora lotado
Abertura da Sinpete com auditório da Reitora lotado

Em busca de estimular e fomentar projetos e ações práticas de divulgação e popularização da ciência, a Universidade Federal de Alagoas criou o evento que poderá ser o grande aliado para a transformação coletiva no estado, por meio do conhecimento. Trata-se da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que chega à sua 3ª edição, sempre mantendo foco na educação básica. Este ano, o evento trouxe para o debate a conservação dos biomas brasileiros, unindo inovação e sustentabilidade, educação, tecnologia e empreendedorismo. 

A abertura oficial aconteceu na quarta-feira (16), com auditório da Reitoria lotado, e começou com música boa para elevar a criatividade e a disposição dos jovens de várias escolas de Maceió e do interior presentes ao evento. As boas-vindas foram dadas pelo saxofonista Vanilson Coelho, servidor da Ufal e professor da rede estadual de ensino. A Sinpete 2024 acontece em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema até a próxima terça-feira (22).

De acordo com a coordenadora-geral Vera Pontes, integrante da Pró-reitoria de Graduação da Ufal e idealizadora do evento, a Sinpete está alinhada com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece até domingo (20). “Também ajustamos nosso foco em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, presidiu a mesa de honra, composta pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; pela subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Vilma da Silva; pelo professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); pela secretária executiva da Rede Estadual de Educação, Sandra Vitorino; pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, pelo representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Fernandes; pelo presidente da Fundepes, Edson Bento; e pelo representante do Sesi-AL, Sanderson Leite.

A cerimônia contou com a presença de vários integrantes da comunidade universitária, entre eles, os diretores de unidades acadêmicas Vladimir Caramori, do Centro de Tecnologia; João Araújo, diretor da Faculdade de Nutrição, Isnaldo Isaac Barbosa e Juliana Theodoro, diretor e vice-diretora do do Instituto de Matemática, respectivamente; Elton Malta Nascimento e Pedro Valentim, diretor e vice-diretor do Instituto de Física. Além de integrantes da gestão central da Universidade, docentes, técnicos e discentes.

Segundo o reitor, a expectativa é reunir, durante a Semana, mais de 15 mil pessoas na Ufal, tanto da comunidade universitária quanto das escolas. “Vai ser uma ótima oportunidade para a gente discutir meio ambiente, empreendedorismo, inovação e educação num momento de transformação e de reposicionamento da nossa sociedade. Vamos discutir um tema importantíssimo que são os nossos biomas. Por outro lado, estamos atravessando um momento em que a gente está questionando cada vez mais a importância da educação e do conhecimento. Questionando não, validando e reforçando, cada vez mais, a importância disso para que a gente possa exercer a cidadania na plenitude”, declarou.

Tonholo também lembrou que quanto mais conhecimento científico e tecnológico a sociedade tiver, menos espaço haverá para crença em fake news. “É fundamental ter conhecimento científico, ter informação fidedigna para não ser enganado, para não ser trapaceado e para não ser dominado. É fundamental apoiar a educação em todos os níveis, apoiar o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e promover inovação para que a gente tenha um mundo melhor, com mais saúde, mais educação e mais distribuição de renda”, assegurou.

A conferência de abertura trouxe a temática Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Projetos Locais: Desafios e Perspectivas, com Carina Giunco, diretora do Instituto Selo Social e membro da Comissão Nacional dos ODS.

Homenagens

A abertura da Sinpete também teve momentos de homenagens a quem faz e incentiva a pesquisa e a ciência. O pró-reitor Amauri Barros também fez referência ao trabalho de Vera Pontes à frente do evento. “Se tudo isso está acontecendo, se estamos na terceira edição, um crescimento exponencial, isso tudo se deve a esta grande amiga da escola, Vera Pontes. Ela agrega e consegue reunir, mobilizar e trazer para esse time vários pesquisadores das unidades acadêmicas, como nosso Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Matemática. Há três anos nós começamos com quatro municípios. A experiência ganhou corpo e, ano passado, tivemos cerca de 30 municípios participando das atividades. Agora, nós chegamos a todo o estado. Este é um grande evento que congrega ensino, pesquisa, inovação, tecnologia e muita extensão”, disse.

E completa: “Será uma semana extremamente rica e eu sinto uma alegria  muito grande de ver esse auditório lotado, com a juventude ávida para trocar experiências e conhecimento. Jovens que vêm de diversas escolas, curiosos, querendo ingressar na nossa universidade.” 

A subsecretária da Semed, Maria Vilma da Silva, parabenizou a Ufal pela realização da Sinpete. “Temos a honra de fazer parte desse magnífico evento, que conta com a parceria da Fundepes, a fundação ligada à Universidade. Não poderia deixar de falar da minha alegria de estar nessa casa, porque eu sou ex-aluna da Ufal. Quero dizer que é uma honra para qualquer rede de ensino de educação básica ser provocada pela Universidade Federal de Alagoas para fazer ciência em parceria. É uma oportunidade ímpar de desenvolver aprendizagem significativa com nossos estudantes”, ressaltou.

Durante a cerimônia, Amauri Barros e Vera Pontes prestaram homenagens a algumas personalidades que atuam como divulgadores das ciências e, aproveitando, destacaram a passagem do Dia do Professora e Dia da Professora, celebrado na terça (15). Confira a lista das pessoas homenageadas:

Professora Janice Gomes Cavalcante, da Rede Municipal de Educação de Arapiaca. Ela desenvolve trabalho de extrema relevância como gerente do Núcleo Municipal de Desenvolvimento Científico, 

Professora Janaína Kivia Alves de Lima, também da Rede Municipal de Arapiraca e coordenadora de educação e divulgação científica no Núcleo de Desenvolvimento Científico da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca. Janaína e Janice desenvolvem um trabalho de disseminação da ciência, do conhecimento e da pesquisa, estimulando a iniciação científica no âmbito escolar.

Professor José Edmilson dos Santos, da rede municipal de Palmeiras dos Índios e da Secretaria de Educação. Ele recebe a homenagem por seu trabalho de estímulo à iniciação científica na escola onde atua. 

Professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, por desenvolver um trabalho importante na área de astronomia, na rede estadual de educação 

Professor Carlos Argolo Pereira Alves, da área de Física do Instituto Federal de Alagoas. 

Professor Kinsey Santos Pinto, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e coordenador da Usina Ciência da Ufal. Graças a atuação do professor Kinsey, este ano, a Usina Ciência está itinerante por Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. 

Professora Monique Gabriela Ângelo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, coordenadora do Quiciência, um grupo de pesquisa em ensino e extensão em Química, que realiza um trabalho na rede de educação, compartilhando e divulgando ciência.

Professora Nídia Noemi Fabré, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal e coordenadora do Peld Costa dos Corais Alagoas

Professora Maria Tereza de Araújo, do Instituto de Física (IF) da Ufal e coordenadora da Expofísica, que acontece há quase duas décadas. Esse evento está na 19ª edição e acontece até a próxima sexta-feira (18)

Professora Juliana Teodoro, vice-diretora do Instituto de Matemática (IM), coordenadora do curso de licenciatura em Matemática EaD e do projeto Ciências por trás das grades, que incentiva a educação e o empoderamento de mulheres privadas de liberdade em um presídio de Maceió, além de projetos que promovem a inclusão de mulheres na área de STEM - nas ciências exatas, engenharias e computação. 

Professor Fábio Guedes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por todo apoio e estímulo à ciência na escola.

Confira aqui a programação completa.

Patrocínio e apoio

A Sinpete é uma realização da Ufal, com organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). O evento tem como patrocinadores o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Várias instituições