Cátedra paulista promove curso de aperfeiçoamento para secretarias de educação
O curso em interpretação de dados educacionais foi voltado aos dez municípios, alvos das ações da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira
- Atualizado em
O reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), presidiu a solenidade de encerramento do 2º Módulo do curso Análise de Dados Educacionais promovido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que vem há mais de dois anos atuando no Estado, na área de educação básica, contemplando dez municípios alagoanos, com ações e atividades. A cátedra em Alagoas tem a liderança da reitora honorária Ana Dayse Dorea e a atividade destinou-se a vinte técnicos representantes das secretarias de educação dos municípios alvos. O treinamento contou, também, com a participação de duas representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da instituição alagoana.
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira pertence ao Instituto de Estudos Aplicados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP), Polo Ribeirão Preto e tem como titular o professor Mozart Neves Ramos, presente à solenidade. A cátedra tem como propósito encontrar estratégias eficazes para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas na área educacional, trabalhando em parceria com iniciativas locais para promover a qualidade do ensino e da aprendizagem e a redução da desigualdade educacional em municípios de diversas regiões do Brasil.
Tendo como parceira a Ufal e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a cátedra paulista contempla com suas ações dez municípios do Estado: Atalaia, Pilar, Feliz Deserto, Jundiá, Olho D´Água das Flores, Cacimbinhas, Quebrangulo, Paripueira, Pão de Açúcar e Piranhas. “O 2º Módulo é o complemento do 1º Módulo realizado em julho, destinado aos técnicos que lidam com as informações das respectivas redes municipais, geradas pelas escolas e encaminhadas para o Inep”, enfatiza Ana Dayse Dorea, que também lidera o grupo de trabalho nomeado pelo reitor para a construção da futura cátedra da Ufal. O curso, realizado na Sala de Estudos Avançados do Hospital Universitário (HU), transcorreu nos dias 22 e 23 deste mês e teve como instrutores Larissa Maciel e Pedro Sartori, do Instituto de Estudos Aplicados da USP.
Durante a solenidade, ao dar às boas-vindas aos presentes e tecendo parabéns aos participantes, Tonholo aproveitou para dizer:“Eu quero fazer um desafio para a Cátedra para que, no ano que vem, possamos estar lá no auditório da AMA com os 102 prefeitos do Estado, pactuando uma Alagoas padrão, tal como os municípios de Coruripe, Santana do Mundaú e Teotônio Vilela, na educação”. Os municípios citados alcançaram nota máxima no último Índice de Educação Básica (Ideb), ficando Alagoas em segundo lugar no ranking nacional. ”Queremos que todo estado de Alagoas venha ter um padrão de educação que estamos desenvolvendo atualmente em alguns dos municípios. É de grande importância para o Estado esta reunião, pois temos aqui pessoas fazedoras da educação, que estão fazendo a diferença em Alagoas”.
E, dirigindo-se à Ana Dayse, acrescentou: “A senhora que representa a cátedra no Estado tem uma missão muito especial, que é a de conseguir fazer o convencimento junto às prefeituras para trazer mais prefeitos, os secretários e os professores para dentro da universidade. Levar a universidade para dentro desses municípios para que possamos trabalhar isso com a Cátedra na integralidade da forma como tem que ser feito, direito, com aquela perfeição que só essa sertaneja sabe o que quer”. Ana Dayse é ribeirinha de Pão de Açúcar, foi reitora por duas gestões consecutivas e liderou o projeto de interiorização da Ufal para duas regiões alagoanas, Agreste e Sertão.
Além do reitor e de Ana Dayse, na composição da mesa: o titular da Cátedra paulista, professor Mozart Neves, os prefeitos Marcelo Beltrão, de Coruripe, Jorge Dantas, de Pão-de-Açúcar, na oportunidade representando o presidente da AMA, Hugo Wanderley; a prefeita de Atalaia Cecília Lima e o assessor da AMA, Luiz Geraldo Monteiro.
“O meu agradecimento pela confiança no trabalho, à Ana Dayse, pela coordenação local, a parceria com as prefeituras e com a Ufal e o apoio recebido do Hospital Universitário para a execução do treinamento. Alagoas vem nos últimos dois anos com crescimento, tem se deslocado e está junto ao Ceará e ao Piauí. O Nordeste pode aprender com o Nordeste e tem um potencial que precisa ser entendido e valorizado. Precisamos aproveitar um momento ímpar como este agora para pensar um trabalho de mais avanço no estado de Alagoas”, disse Mozart Neves, durante a solenidade, onde teceu parabéns aos participantes do treinamento.
A Ufal, enquanto instituição de formação, a sua importância para a educação superior de Alagoas e a parceria firmada com municípios alagoanos tendo como alvo a área de educação básica, foram enaltecidas pelo assessor da AMA, Luiz Geraldo, pelos prefeitos Jorge Dantas e Marcelo Beltrão e pela prefeita Cecília Lima. Os participantes do treinamento receberam, na oportunidade, certificado de conclusão de mais uma ação da cátedra paulista em Alagoas. Um lanche servido aos presentes marcou o momento de confraternização da solenidade de encerramento.