Comunidade Universitária celebra o Jubileu do Curso de Educação Física

Foram homenageados docentes que representam as cinco décadas de formação profissional e acadêmica

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
Comunidade Universitária celebra o Jubileu do Curso de Educação Física
Comunidade Universitária celebra o Jubileu do Curso de Educação Física

Ao longo de 50 anos, o curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), formou profissionais comprometidos com a transformação social por meio da prática de atividades físicas e esportivas. A solenidade de celebração do Jubileu, realizada na manhã desta segunda-feira (4), no auditório da Reitoria, foi um momento de grande emoção e reconhecimento, reunindo professores, estudantes e técnicos que fizeram parte dessa trajetória memorável.

Após a apresentação do Coro da Ufal, sob a regência do maestro Diogo Amorim, a cerimônia foi iniciada compondo a mesa de honra, presidida pela vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, representando a gestão da Universidade, e composta: professor Gustavo Gomes de Araújo, diretor do Instituto de Educação Física (Iefe); Bráulio César de Alcântara Mendonça, coordenador do Curso de Educação Física – Bacharelado; Soraya Dayanna Guimarães Santos, coordenadora do Curso de Educação Física – Licenciatura; João Azevedo, técnico-administrativo do Iefe; José Cícero, estudante e representante do Centro Acadêmico; e Jailton Lira, presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal).

As falas dos representantes da mesa destacaram a trajetória de formação acadêmica e profissional do curso de Educação Física, que conta com um histórico de ex-alunos que hoje são referências em suas áreas, contribuindo significativamente para a promoção da saúde e bem-estar de milhares de pessoas. “É muito emocionante participar deste momento, porque não é só uma questão cronológica. Olhando para esse auditório vemos a linha do tempo do nosso curso traçada nos rostos de tantas pessoas que o construíram. Sinto-me privilegiado por ter saído de outro Estado, alcançado a minha realização profissional na Ufal e ainda estar na direção do Iefe neste momento de celebração”, destacou Gustavo Gomes.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti ressaltou a importância da formação em Educação Física para a sociedade. “O esporte constrói pessoas resilientes e muda a realidade de tantas pessoas. A Universidade se orgulha desta jornada e reafirma seu compromisso com a formação de profissionais que continuarão a transformar a sociedade. Que venham mais 50 anos de conquistas, aprendizado e, acima de tudo, de amor pelo que fazemos. Um agradecimento especial aos docentes que, com dedicação e paixão, moldaram não apenas o conhecimento, mas também valores fundamentais para a formação dos estudantes”, homenageou a vice-reitora.

O Instituto de Educação Física conta atualmente com um corpo técnico de 33 pessoas, sendo 22 docentes. Mas muitos professores e professoras passaram pelo curso nestas cinco décadas. Para homenagear alguns desses profissionais, foram entregues vinte Placas de Reconhecimento, sendo quatro in memoriam. Para falar pelos homenageados presentes, foi convidado o professor Francisco de Assis Farias. “Cheguei na Educação Física em 1976, para lecionar Handebol. Dos 50 anos deste curso, eu participei durante 44. Nesta longa trajetória, eu aprendi que o esporte é mais do que competição. É uma ferramenta de transformação social”, celebrou o professor.

Trajetória do Curso de Educação Física na Ufal

O Curso de Educação Física da Ufal foi estabelecido em 1974, inicialmente oferecendo apenas a Licenciatura. Em 2006, atendendo a uma necessidade regional, a Ufal criou o Curso de Educação Física/Bacharelado, reconhecendo a amplitude da atuação profissional nesta área. O curso de Educação Física do Campus de Arapiraca começou em 2007, com uma oferta de 50 vagas anuais. A expansão dos cursos levou à criação do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), em 2017, consolidando a estrutura acadêmica dedicada à formação em Educação Física.

Desde o início, a Educação Física tem promovido importantes contribuições à sociedade, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, facilitando a socialização, o exercício da cidadania e a promoção da saúde. Atualmente, além dos cursos de graduação bacharelado e licenciatura, o Iefe oferece três cursos de Pós-graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF); e mais dois que estão iniciando as atividades neste ano, o Mestrado Profissional Associado em Educação Especial (UFAL-UNCISAL) e o Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento (Ufal/UFRPe).