Hospital Universitário implanta programa de eficiência energética

HU foi contemplado em edital da Aneel em parceria com a Equatorial energia com investimento de quase R$ 1 milhão

Por Ascom HU/Ufal
- Atualizado em
Programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética
Programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi contemplado com um investimento de R$ 933.067,68 referente ao programa de eficiência energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a Equatorial energia. O HU foi selecionado por meio do chamamento público que possibilitou a substituição de 101 equipamentos de ar-condicionado e 88 lâmpadas, além da implantação de estação de energia solar no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

O hospital substituiu equipamentos de ar-condicionado nos ambulatórios para o modelo inverter, o que permite a redução de consumo de energia em até 40%, possibilita um ambiente mais confortável e reduz o impacto ambiental. Também realizou a troca de lâmpadas de descarga por leds, no estacionamento e nas áreas externas, o que proporciona uma economia de 80% de energia. Além disso, implantou a primeira estação de energia solar do HU, fonte de energia renovável e limpa, capaz de absorver 10% da demanda de energia elétrica do Cacon.

A entrega da implantação do programa que incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética, ocorreu na manhã do último dia 6 de novembro, no Cacon, e reuniu gestores e colaboradores. Participaram da cerimônia o superintendente do hospital, Célio Rodrigues; o superintendente da infraestrutura e integrante da comissão de energia da Ufal, Felipe Paes, na ocasião representando o reitor da universidade; a gerente de Atenção à Saúde, Elisangela Sousa; o gerente administrativo, Anderson de Barros Dantas; e o gerente de experiência da Equatorial, Carlos Morais.

Célio Rodrigues, destacou que o projeto vai ser benéfico não só para o hospital com a redução do consumo de energia, mas também vai refletir no atendimento a sociedade. “Nós somos um hospital sem fins lucrativos, que atende cerca de 14 mil pessoas por mês dos 102 municípios de Alagoas. Essa ação é para as pessoas que buscam atendimento e que merecem segurança e conforto”, frisou o superintendente”, reforçou.

O gerente de experiência da Equatorial, Carlos Morais, enfatizou a importância do papel social da empresa, para além do fornecimento de energia elétrica. “A Equatorial também preza pela sustentabilidade e por fazer a diferença na vida das pessoas. Estamos a disposição para continuar essa parceria que agrega muito valor para a população alagoana e nada como o HU e a Ufal representando essa sociedade”, destacou.

Já o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospital, Daniel Araújo, destacou a capacidade da equipe do Hospital para o recebimento do investimento em eficiência energética. “Concorremos com outras instituições e fomos a única que estava preparada para receber o recurso através de projetos aplicados diretamente para benefício dos nossos pacientes e colaboradores. Esperamos participar de outros editais para conquistar outras melhorias para o nosso hospital”, enfatizou.