Ufal e Neabi se solidarizam com as famílias das vítimas do acidente deste domingo
Reitor Josealdo Tonholo lamenta a perda e colocou a Universidade à disposição da Prefeitura de União dos Palmares
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) lamentam a perda de vidas no acidente ocorrido neste domingo (24), no caminho da Serra da Barriga, em União dos Palmares. Também se solidarizam com os familiares que perderam seus entes ou que aguardam recuperação dos que estão feridos.
O reitor Josealdo Tonholo já entrou em contato com o prefeito Kil de Freitas e com o vice-prefeito Júnior Menezes para prestar solidariedade e colocou a Ufal à disposição para o que for necessário. “Todo nosso apoio às famílias e aos gestores. Liguei para o prefeito e para o vice reafirmando que podem contar com a Universidade para o que for preciso neste momento tão triste. Esta semana, tivemos muitos momentos importantes dentro da celebração do 20 de novembro, mas infelizmente, hoje (24), soubemos dessa triste notícia do acidente”, afirmou.
Tonholo lembra que o Neabi e a Fundação Palmares encerraram as atividades da semana ontem (23), na Serra da Barriga. “Felizmente ninguém da Ufal estava entre as vítimas. Toda equipe do Neabi envolvida na organização da semana do 20 de novembro voltou ontem mesmo. Reafirmamos nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento difícil e de muita dor", Lamentou.
A Fundação Palmares também divulgou Nota de Pesar, prestando solidariedade às famílias das vítimas. Confira abaixo:
Nota de Pesar
A Fundação Cultural Palmares expressa, com profundo pesar, sua solidariedade às vítimas e familiares do trágico acidente ocorrido neste domingo, 24 de novembro de 2024, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, que vitimou tantas vidas em um momento de celebração e memória histórica.
O acidente, que envolveu um ônibus de turismo e tirou a vida de muitas pessoas, incluindo uma gestante, é uma tragédia que comove a todos nós, especialmente após as comemorações do Feriado Nacional da Consciência Negra, realizadas com tanto sucesso e esperança na região.
Em nome da Fundação Cultural Palmares, o presidente João Jorge Santos Rodrigues manifesta sua mais sincera e profunda tristeza por este acontecimento doloroso. Nossos corações estão com as famílias enlutadas, e prestamos nosso respeito e solidariedade a todos que foram impactados por essa tragédia.
A Serra da Barriga, um símbolo de resistência e luta pela liberdade dos afrodescendentes, hoje também se torna um lugar de luto e reflexão. Diante de tamanha dor, reforçamos nosso compromisso em honrar e valorizar a vida de cada uma das pessoas que participaram e contribuíram para esse importante marco cultural.
A Fundação Cultural Palmares se une aos esforços do Governo do Estado de Alagoas, que está prestando todo o suporte necessário para as vítimas e seus familiares. Agradecemos às equipes de resgate e aos profissionais de saúde que atuaram com agilidade e dedicação no atendimento às vítimas deste terrível acidente.
Neste momento de dor e tristeza, rogamos por força e conforto a todos os familiares e amigos das vítimas e colocamo-nos à disposição para colaborar no que for necessário para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas.
João Jorge Santos Rodrigues
Presidente da Fundação Cultural Palmares