Unidade de Penedo ofertará mestrado em Ciências Ambientais em 2025

Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais será o primeiro da unidade de ensino de Penedo

Por Izadora Garcia - Relações Públicas
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acaba de dar um importante passo no fortalecimento da educação superior e da pesquisa no estado, com a aprovação do mestrado em Ciências Ambientais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A deliberação ocorreu na 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e a homologação da proposta deve ser concluída em até 90 dias.

A conquista se configura como um marco para a história da Ufal porque o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) será o primeiro da unidade de ensino Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca. Com foco em sustentabilidade e interdisciplinaridade, o novo curso visa formar profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios ambientais da região e do planeta, integrando sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção de maneira inovadora.

Desafio Coletivo

Idealizador da proposta, o professor Jairo Lizandro Schmitt, do curso de Engenharia de Pesca de Penedo e de Ciências Biológicas, explicou que a ideia começou a se concretizar em setembro de 2022, quando assumiu o cargo de professor do magistério superior na Unidade e percebeu o potencial de docentes da Instituição para a criação de um programa de pós-graduação na área ambiental. Em 2023, Schmitt procurou o professor Kim Barão, para realizarem um levantamento dos docentes que atendiam aos critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

"Ao chegar na Unidade, fiquei impressionado com o potencial dos nossos docentes e com a relevância do tema para a nossa região. Foi então que decidimos formar um núcleo de professores para trabalhar na criação deste mestrado, com a colaboração de quase 20 docentes, todos altamente qualificados e comprometidos com a proposta", relatou Schmitt.

Em um trabalho conjunto com a direção da Unidade, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e a Reitoria da Ufal, o grupo desenvolveu uma proposta que foi submetida à Capes em dezembro de 2023. O curso foi aprovado em 2024, logo em sua primeira submissão, um feito notável para a Instituição e um grande impulso para a região do Baixo São Francisco.

Estrutura e Linhas de Pesquisa

O mestrado em Ciências Ambientais da Ufal constituirá um programa acadêmico de alta qualificação, que conta com uma área de concentração, denominada Natureza e Sociedade, e com três Linhas de pesquisa: Sistemas Educacionais; Sistemas Naturais e Sustentabilidade; e Sistemas de Gestão, Produção e Sustentabilidade.

De acordo com o futuro coordenador do curso, professor Jairo Schmitt, o PPGCiAmb foi pensado para ser interdisciplinar, promovendo a integração de saberes das ciências humanas, sociais e naturais, no intuito de preparar os estudantes para a atuação em diferentes campos da pesquisa e da gestão ambiental.

"Nosso maior desafio é formar profissionais capazes de realizar pesquisas inovadoras e de propor soluções sustentáveis em setores diversos, como o corporativo, o governamental e o social. Queremos que nossos alunos se tornem líderes na implementação de práticas ambientais responsáveis", afirmou.

O início das aulas para a primeira turma do mestrado em Ciências Ambientais da Ufal deve acontecer no início de 2025. Em breve, haverá o lançamento do edital.

Contexto Regional e Impacto da Iniciativa

A implantação do mestrado é uma grande conquista para a região do Baixo São Francisco e para o estado de Alagoas. Ao focar em uma abordagem contextualizada e voltada para os desafios ambientais específicos dessa área, o programa tem o potencial de contribuir significativamente para a preservação dos ecossistemas locais e para o desenvolvimento sustentável das comunidades que habitam essa região, marcada por uma grande diversidade biológica e socioeconômica.

Além disso, o mestrado também é estratégico para a Ufal, pois se enquadra nos objetivos do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que visa a ampliação de vagas de pós-graduação, a qualificação da pesquisa e a interiorização do ensino superior. A criação do PPGCiAmb representa uma oportunidade única para fortalecer o campo da pesquisa em Ciências Ambientais, não apenas no estado de Alagoas, mas também no Nordeste, já que o programa é o primeiro da região a ser vinculado à área de Ciências Ambientais junto à Capes.

Desafio de transformar o futuro

Em um cenário de crescente preocupação com as questões ambientais, a formação de profissionais capacitados para lidar com os desafios da sustentabilidade é fundamental. O PPGCiAmb é uma resposta a essa demanda, promovendo uma abordagem inovadora e comprometida com a transformação social e ambiental. "Nosso objetivo é formar pesquisadores e profissionais que possam implementar soluções reais e eficazes para os problemas ambientais que enfrentamos. O mestrado não é apenas uma oportunidade de formação acadêmica, mas também um ponto de partida para um futuro mais sustentável", conclui o professor Schmitt.