Ufal recebe avaliador da Capes para conhecer estrutura da pós do IC

Avelino Zorzo veio a convite dos pesquisadores que pretendem apresentar projeto de doutorado em Informática

Por Simoneide Araújo – jornalista / Fotos Renner Boldrino
Reitor Tonholo recebe pesquisadores do IC e o professor Zorzo
Reitor Tonholo recebe pesquisadores do IC e o professor Zorzo

O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) quer estruturar seu Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) para propor um curso de doutorado. Por isso, recebeu, semana passada, o professor Avelino Zorzo, da PUC-RS e coordenador da área de Computação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pôde apresentar os projetos existentes e a situação atual do programa.

De acordo com o diretor do IC, Davi Bibiano, o professor Zorzo veio à Ufal para dar um suporte para o PPGI. “Nosso intuito é podermos estruturar nosso programa de pós para ter condições de submeter um doutorado no próximo quadriênio. Apresentamos a estrutura curricular, a infraestrutura e as linhas de pesquisa em andamento, focando no planejamento estratégico alinhado ao desenvolvimento futuro do programa e da instituição. Apresentamos e discutimos vários aspectos, buscando fortalecer o programa e apoiar a proposta de um novo doutoramento, de forma a contribuir para o desenvolvimento do setor tecnológico em Alagoas”, afirmou Bibiano, acrescentando que durante a visita do coordenador, também foram analisados os processos de autoavaliação, qualidade das dissertações, produção intelectual, impacto econômico e social, internacionalização e a visibilidade do programa. 

Na última sexta-feira (1º), a equipe do IC e o professor Avelino foram recebidos pelo reitor Josealdo Tonholo e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção. Nesse encontro, o coordenador de área da Capes reforçou que a conversa com os pesquisadores e o coordenador do programa de pós, Bruno Nogueira, foi no sentido de discutir o funcionamento do processo de avaliação e de formação e qual impacto que o programa tem na sociedade. “Conversamos, vimos os projetos e conhecemos como o programa na Ufal tem feito a diferença na região e qual impacto que o PPGI tem no Brasil como um todo, inclusive com as cooperações nacionais e internacionais”, completou Zorzo.

Ele também ressalta o apoio das fundações de amparo estaduais, o que considera um aspecto importante para um programa de pós-graduação. “Pelo que tenho visto aqui em Alagoas é que a Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas] tem ajudado bastante a Universidade Federal de Alagoas e tem parcerias com o próprio programa. Espero que esse apoio dado pela Fapeal se transforme efetivamente numa melhora na formação, melhora das pesquisas que existem aqui no estado e que gere um ambiente propício para o desenvolvimento da região, para o desenvolvimento de negócios, para o bem-estar social, para todas as questões que estão mais relacionadas com a comunidade de Alagoas como um todo”, confirmou o coordenador de área da Capes.

A pró-reitora Iraildes Assunção, também fala da importância da visita do professor Zorzo. “Esse momento foi muito importante, pois permitiu a interação do grupo do PPGI e da gestão superior da Ufal com o coordenador da área de avaliação da Computação. A partir dessa interação, sempre é possível propor medidas visando a melhoria do programa. Outro fator interessante é que, durante a visita, o professor pôde conhecer a infraestrutura, os programas e os projetos desenvolvidos pelo corpo docente vinculado ao programa, além de conferir a importância do PPGI na formação de recursos humanos altamente qualificados, buscando atender as necessidades da sociedade alagoana”, acrescentou.