Posse na Ufal: três campi recebem novos servidores técnicos

A posse, realizada na quarta-feira (27), foi presidida pelo reitor Josealdo Tonholo

Por Diana Monteiro - jornalista
- Atualizado em
Os novos servidores, da esquerda para direita, Rômulo Freitas, Herbert Lopes e o Diego Tenório
Os novos servidores, da esquerda para direita, Rômulo Freitas, Herbert Lopes e o Diego Tenório

Emoção, reconhecimento, conquista e  sensação de dever cumprido sempre marcam as cerimônias de posse na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e constituem-se num marcante momento de comemoração não só para quem chega, mas também para a gestão da maior e mais antiga instituição de ensino superior público do Estado.

Na última quarta-feira (27), o reitor Josealdo Tonholo, em seu gabinete, empossou três servidores que vão reforçar a área administrativa dos Campi A.C.Simões, Arapiraca e do Sertão. Foi empossado para o Campus do Sertão, o analista de Tecnologia de Informação,  Diego Tenório Gomes; para o curso de Medicina Veterinária, o médico-veterinário Rômulo Freitas Francelino. O Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema), recebeu o técnico em Assuntos Educacionais (TAE), Herbert Luan Lopes da Silva. Os novos servidores estavam, na oportunidade, acompanhados de familiares, um momento também prestigiado por representantes  dos segmentos técnico-administrativo e docente da instituição.

A cerimônia de posse na Ufal é dividida em cinco momentos: Leitura do Termo de Posse pelo diretor do Departamento de Assuntos Pessoais (DAP), na oportunidade representado pelo servidor do setor, Thiago Felipe Soares; Leitura do Termo de Compromisso, pelos servidores; Assinatura dos Termos de Posse; Entrega dos Termos de Posse; e Abertura da Palavra para pronunciamentos.

Ao dar às boas-vindas aos novos servidores e aos demais presentes, o reitor Tonholo discorreu sobre a importância da instituição para a formação superior qualificada e para o desenvolvimento de Alagoas,  sua evolução e crescimento no decorrer das mais de seis décadas de existência e seus desafios, a exemplo da falta de recursos  para gerir atividades acadêmicas e administrativas rotineiras nos quatro campi, capital e interior. Mas a qualificação da área de recursos humanos com competente trabalho caminhando lado a lado com o compromisso assumido para tornar a Ufal cada vez mais dos alagoanos, foi enaltecido pelo reitor.

“A Ufal cresceu com qualidade e somos referências em várias áreas de formação e de competências. Os desafios são grandes e conto com o engajamento de vocês para a luta, que é contínua. A partir desse momento, vocês passam a pertencer a Ufal e assim passarão a ser  conhecidos. Parabéns e sejam muito bem-vindos”, disse o reitor, ao tempo que fez orientações para o trâmite institucional para o início das atividades como servidores.

O desejo de estudar e trabalhar na Ufal fizeram parte do sonho da vida de Herbert, acalentado desde criança, como frisou sua tia. Por gostar muito de ler, soube que na Ufal tinha uma grande biblioteca. Herbert não só se graduou em Letras,  como cursa mestrado. Durante a graduação foi bolsista da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep). Agora comemora mais uma conquista na Ufal: pertencer ao quadro de recursos humanos como servidor nível superior.

Diego também comemora o sonho realizado. Ele ingressou primeiro como servidor da Ufal no cargo de Assistente em Administração e muito feliz comemora o êxito da aprovação no concurso  para nível superior em sua área de formação. Oriundo do Ceará, Rômulo disse  que também fez parte de sua formação na Paraíba e atuou como médico-veterinário em Pernambuco. Destacou que foi árduo o caminho para a realização de um sonho, a aprovação no concorrido concurso. Em Alagoas já trabalhava no mercado privado e atualmente cursa doutorado.

Os novos servidores foram saudados também pela técnica Mariana Melo Gomes,  na oportunidade representando o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira e pela direção do Igdema, respectivamente, Nivaneide Alves Falcão e Kleython Monteiro. “Que vocês venham fortalecer a nossa luta, enquanto universidade, para que cada vez mais a nossa Ufal abrace o estado de Alagoas. Sejam felizes nessa nova missão”, finalizou o reitor Josealdo Tonholo.