Ministro da Embaixada da China conhece iniciativas de fomento econômico da Ufal

Encontro discutiu possíveis parcerias entre os países em soluções para Educação e Tecnologia

Por Cecília Tavares - Comunicação Edge/Ufal
Ministro da Embaixada da China conhece iniciativas de fomento econômico da Ufal
Ministro da Embaixada da China conhece iniciativas de fomento econômico da Ufal

Diretores de diversos Institutos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os coordenadores e pesquisadores dos laboratórios LCCV, Nees e do Centro de Inovação Edge se reuniram, nesta quarta-feira (04), na Reitoria, com o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, e sua comitiva, para discutir possíveis parcerias em soluções voltadas para Educação, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a participação do deputado Estadual Ronaldo Medeiros, responsável pela condução das atividades da comitiva chinesa em Alagoas, do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, além de gestores e professores da Universidade..

“Desde 2023, o Brasil e a China estão revisitando a sua relação, o que nos dá a esperança de retomar e buscar parcerias muito importantes. A Universidade Federal de Alagoas objetiva trabalhar de forma madura e profissional nessa conexão com a China, porque entendemos que não há outro mundo possível, que não seja o de compartilhamento em todas as áreas, desde a Economia até o Conhecimento, passando pela Cultura e pela Educação. Temos muito a ganhar, acho que podemos aprender e também ensinar muito. É uma visita generosa, e fico feliz de recebê-los na nossa Universidade”, pontuou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, abrindo as atividades do evento. 

Ele ainda apresentou um panorama geral sobre a atuação da Universidade ao Embaixador, destacando importantes eixos acadêmicos, de pesquisa, desenvolvimento, além de tópicos ligados ao importante papel que a Ufal exerce no crescimento de indicadores socioeconômicos no Estado. Na sequência, coordenadores de projetos e laboratórios da Ufal apresentaram à comitiva chinesa as soluções que são desenvolvidas dentro da Universidade nas áreas de Tecnologia, Óleo e Gás e Educação.

Pesquisador do Centro de Inovação Edge e diretor do Instituto de Computação da Ufal, o professor Davi Bibiano falou sobre as soluções desenvolvidas pelo ICT nas áreas de Software, Automação Industrial, Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados, apresentando ainda projetos realizados em parceria com multinacionais chinesas, a exemplo da Huawei, da Asus e da Lenovo. “O Edge atua em diversas frentes na área de Inovação e já desenvolvemos soluções de Tecnologia em parceria com algumas multinacionais chinesas. Acredito que esse contato aproximado com um país como a China é fundamental para que possamos não só continuar desenvolvendo soluções em tecnologia, mas realizar novas parcerias e intercâmbios em diversas outras frentes”, pontua Bibiano. 

Para o ministro Jia Chen, conhecer a Ufal e os projetos que estão sendo desenvolvidos foi uma oportunidade que ampliou as possibilidades de cooperação entre os países. “É com grande satisfação que estou aqui na Ufal para poder conversar com o reitor, além de professores e demais membros da Universidade. O reforço das relações entre Brasil e China nas áreas de Educação e Tecnologia é fundamental e esperamos voltar mais vezes para fortalecer as conexões estabelecidas nesta visita”, complementa.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.