Ministro da Embaixada da China conhece iniciativas de fomento econômico da Ufal
Encontro discutiu possíveis parcerias entre os países em soluções para Educação e Tecnologia
Diretores de diversos Institutos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os coordenadores e pesquisadores dos laboratórios LCCV, Nees e do Centro de Inovação Edge se reuniram, nesta quarta-feira (04), na Reitoria, com o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, e sua comitiva, para discutir possíveis parcerias em soluções voltadas para Educação, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a participação do deputado Estadual Ronaldo Medeiros, responsável pela condução das atividades da comitiva chinesa em Alagoas, do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, além de gestores e professores da Universidade..
“Desde 2023, o Brasil e a China estão revisitando a sua relação, o que nos dá a esperança de retomar e buscar parcerias muito importantes. A Universidade Federal de Alagoas objetiva trabalhar de forma madura e profissional nessa conexão com a China, porque entendemos que não há outro mundo possível, que não seja o de compartilhamento em todas as áreas, desde a Economia até o Conhecimento, passando pela Cultura e pela Educação. Temos muito a ganhar, acho que podemos aprender e também ensinar muito. É uma visita generosa, e fico feliz de recebê-los na nossa Universidade”, pontuou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, abrindo as atividades do evento.
Ele ainda apresentou um panorama geral sobre a atuação da Universidade ao Embaixador, destacando importantes eixos acadêmicos, de pesquisa, desenvolvimento, além de tópicos ligados ao importante papel que a Ufal exerce no crescimento de indicadores socioeconômicos no Estado. Na sequência, coordenadores de projetos e laboratórios da Ufal apresentaram à comitiva chinesa as soluções que são desenvolvidas dentro da Universidade nas áreas de Tecnologia, Óleo e Gás e Educação.
Pesquisador do Centro de Inovação Edge e diretor do Instituto de Computação da Ufal, o professor Davi Bibiano falou sobre as soluções desenvolvidas pelo ICT nas áreas de Software, Automação Industrial, Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados, apresentando ainda projetos realizados em parceria com multinacionais chinesas, a exemplo da Huawei, da Asus e da Lenovo. “O Edge atua em diversas frentes na área de Inovação e já desenvolvemos soluções de Tecnologia em parceria com algumas multinacionais chinesas. Acredito que esse contato aproximado com um país como a China é fundamental para que possamos não só continuar desenvolvendo soluções em tecnologia, mas realizar novas parcerias e intercâmbios em diversas outras frentes”, pontua Bibiano.
Para o ministro Jia Chen, conhecer a Ufal e os projetos que estão sendo desenvolvidos foi uma oportunidade que ampliou as possibilidades de cooperação entre os países. “É com grande satisfação que estou aqui na Ufal para poder conversar com o reitor, além de professores e demais membros da Universidade. O reforço das relações entre Brasil e China nas áreas de Educação e Tecnologia é fundamental e esperamos voltar mais vezes para fortalecer as conexões estabelecidas nesta visita”, complementa.