Casa Jorge de Lima e Serra da Barriga serão pauta de reunião na Ufal

Na próxima sexta, o reitor Josealdo Tonholo recebe Iphan e Fundação Palmares para planejar reinauguração do casarão colonial e discutir projetos de requalificação da Serra

Por Simoneide Araújo - jornalista
- Atualizado em
Casa Jorge de Lima, casarão colonial de propriedade da Ufal, localizado no município de União dos Palmares (foto Secult-AL)
Casa Jorge de Lima, casarão colonial de propriedade da Ufal, localizado no município de União dos Palmares (foto Secult-AL)

Nos próximos dias 23, 24 e 25, a Casa Jorge de Lima e a Serra da Barriga, ambos localizados em União dos Palmares, vão estar na pauta de discussão da Universidade Federal de Alagoas, da Fundação Palmares e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Serão feitas visitas ao casarão colonial, que foi residência do poeta e hoje é um equipamento cultural da Ufal, e à Serra, símbolo da resistência negra brasileira.

O professor Danilo Marques, coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), explica que a agenda começa na quinta-feira (23) pela manhã. “Junto com o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, vamos a União dos Palmares fazer uma visita técnica à Casa Jorge de Lima e, depois, subiremos até à Serra da Barriga”, confirmou.

Na sexta-feira (24), o reitor Josealdo Tonholo recebe o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, e representantes do Iphan Alagoas. “O que se pretende é pensar como conseguir investimentos para manter a Casa Jorge de Lima, planejar a reinauguração do casarão, que foi reformado pelo Iphan, além de buscar viabilizar o projeto de requalificação da Serra da Barriga, entre outros assuntos de interesse da Universidade e da Fundação”, completou Marques.

No sábado (25), a agenda será conduzida pela Fundação Palmares, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o Projeto Vamos Subir a Serra e o Tik Tok. Será o evento de inauguração da reforma e da modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que inclui a restauração e o redesign de todas as placas de sinalização, recuperação dos equipamentos de áudio e o lançamento do aplicativo da Serra da Barriga. 

Os equipamentos de sonorização recuperados contam com áudios de grandes personalidades negras, como a atriz e Ialorixá Chica Xavier, e os artistas Leci Brandão, Djavan, Carlinhos Brown e Tony Tornado. Os áudios ainda contam com trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro.

Leia mais sobre esse evento de sábado no site da Fundação Cultural Palmares