Cinco egressos tomam posse como professores da Ufal para Maceió e Delmiro

Docentes vão atuar nas faculdades de Medicina e de Odontologia, no Instituto de Computação e no Campus do Sertão

Por Simoneide Araújo - jornalista
Da direita para esquerda: Tainá Carvalho, Tamares Andrade, Camila Vieira, Glauber Leite e Raianne Bispo fazem o juramento durante a cerimônia de posse | nothing

A Universidade Federal de Alagoas dá as boas-vindas aos seus cinco novos servidores e servidoras que ingressam como docentes: Raianne Kívia de Azevedo Bispo, Glauber Rodrigues Leite, Camila de Sousa Vieira, Tamares Andrade da Silva e Tainá de Carvalho Gonçalves. Os cinco são egressos da Ufal e tomaram posse na última semana, em cerimônia cheia de emoção e histórias de superação.

A posse, presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, teve a participação de familiares, amigos e gestores da Universidade. Entre eles, Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas; Bruno Morais, diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoas (DAP); Elma Santos, diretora adjunta do DAP, Vladimir Caramori, diretor do Centro de Tecnologia (Ctec); Angela Canuto, diretora da Faculdade de Medicina (Famed); Marcos Aurélio Bomfim, diretor da Faculdade de Odontologia; Davi Bibiano, diretor do Instituto de Computação (IC); e Ícaro Araújo, diretor adjunto do IC.

Como já é tradição nas cerimônias de posse, o reitor deu as boas-vindas e falou da responsabilidade de cada um para o fortalecimento da instituição e o desenvolvimento do estado de Alagoas. “Nossa Universidade é viva e nossa responsabilidade é muito grande. Vocês têm muito pela frente, numa longa jornada cheia de desafios, mas muito prazerosa. Sintam-se acolhidos, abraçados, mas o que estamos vivenciando nesta cerimônia de posse também é um momento de reflexão porque estamos atravessando um momento muito difícil e delicado por conta do desmonte das universidades públicas vivenciados nos últimos anos. Será difícil atravessar 2024 se não houver uma recomposição no orçamento”, reforçou.

Tonholo fez um panorama da situação por que passa a Universidade, mas demonstrou, com exemplos reais, a importância da Ufal para a sociedade. “Mesmo com todas as dificuldades na  infraestrutura, com os cortes orçamentários, nossa Universidade se mantém ativa para as comunidades no seu entorno. Fazemos cerca de dez mil atendimentos odontológicos por ano, na Foufal, beneficiando a comunidade de bairros vizinhos ao nosso campus, em Maceió. A Ufal faz a diferença para o estado de Alagoas, principalmente nas oito cidades onde está instalada presencialmente e nos 16 polos de educação a distância”, destacou.

O gestor também reafirma que a Ufal forma os profissionais que estão mudando o cenário de Alagoas. “A realidade da Ufal, hoje, é muito diferente do que há 30 anos. Nossa instituição promove a transformação de vidas pela educação. Temos profissionais capacitados e não canso de ressaltar a qualidade do trabalho da nossa equipe técnica. Fazemos a diferença porque oferecemos educação de qualidade e desenvolvemos pesquisa e extensão. Temos dois cursos de Medicina com conceito 5 e que estão entre os dez mais concorridos do país. Essa é a nossa Ufal, o maior vetor de transformação social de Alagoas”, ressaltou.

As quatro novas professoras e o novo professor deram depoimentos emocionantes e falaram da jornada durante a vida acadêmica na Ufal. Raianne destacou as oportunidades que teve na graduação em Medicina e do quanto isso foi importante para ela abrir a mente e desbravar novos horizontes. “Com a Ufal eu consegui participar do Ciência sem Fronteiras, passei um ano e meio na Austrália, voltei, me formei, saí para fazer mestrado e doutorado e, agora, volto para Ufal como docente da Famed”, declarou a médica ginecologista e professora.

Glauber Leite, além de ser egresso, já fazia parte do quadro de servidores da Ufal como técnico. “Para mim é uma honra assumir o cargo de docente na Ufal, no curso de Engenharia da Computação, onde me formei. Minha história com a Ufal já tem mais de dez anos. Fiz a graduação e o mestrado no IC, saí para o doutorado, fui aprovado no concurso para área técnica, mas eu queria mais. Minha meta era ser professor e consegui”, disse.

Tainá Carvalho foi aluna de Medicina na Famed, fez residência em Psiquiatria no Hospital Professor Alberto Antunes (HU), está concluindo o mestrado pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal) e, agora, assume como docente. “Desde a graduação sempre fui muito inquieta porque queria ir além da Medicina, sempre busquei participar de projetos de extensão desde o início do curso - e a Ufal me proporcionou tudo isso - por acreditar na formação do médico para além dos muros da faculdade, pensando nas pessoas que nem sempre são vistas. Como docente, quero contribuir para que alunos e alunas possam ter esse olhar sensível e humano. Sinto um prazer imenso em estar nessa missão. Fui atrás e consegui esse espaço. Como psiquiatra, quero estar junto da luta antimanicomial”, destacou.

Emocionada, a nova professora da Foufal, Tamares Andrade, descreve a satisfação de voltar à Ufal como docente. “Estou muito emocionada e me segurando para não chorar. Estar aqui é um sonho! É um momento muito especial para mim, porque, desde o quarto semestre da graduação, eu já esperava voltar a esta casa, só não sabia como a vida ia dar essa volta. A sensação que sinto é de realização”, enfatizou a docente, mestra e doutora pela Unicamp.

Grávida de oito meses, Camila Vieira, engenheira civil graduada pela Ufal, onde também fez mestrado e doutorado, assume como docente e vai atuar no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

Além dos novos servidores, familiares também deram testemunho da jornada de cada um para conquistar esse espaço como docente na Ufal. Um momento de grande emoção!