Cônsul argentina esteve na Ufal em busca de parcerias e intercâmbio

Evento foi promovido pela Assessoria de Intercâmbio da Universidade e contou com a participação do governo de Alagoas

Por Ascom Ufal
Durante o evento foram discutidas possíveis parcerias e desenvolvimento de programas educacionais, políticos e culturais entre Alagoas e Argentina | nothing

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o projeto de extensão Conexão Ufal-Mundo promoveram, na última terça-feira (30), o evento “Alagoas, Argentina e o Mercosul: Relações Educativas, Econômicas e Políticas”. Foram discutidas possíveis parcerias e desenvolvimento de programas educacionais, políticos e culturais entre o estado e o país hermano.

A participação da cônsul-geral da Argentina, Julieta Grande, reiterou a importância da criação de pontes entre aquele país com os governos federal e estadual, de forma a proporcionar a troca de conhecimento e buscar o desenvolvimento econômico. Julieta Grande explicou as colaborações que já estão sendo estabelecidas com outros estados e deixou claro o interesse em parcerias na área da educação, assim como no setor agrícola e leiteiro de Alagoas, além de buscar áreas de complementaridade entre a Argentina e o estado de Alagoas nos setores econômicos e comerciais.

Também participaram o Assessor Internacional da Ufal, Niraldo Farias, e a coordenadora de pesquisas internacionais da ASI, Manuela Callou, que discutiram o caminho percorrido pela universidade na internacionalização e o que está sendo feito no momento para fomentar as atividades. A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, disse que Universidade está aberta a programas que proporcionem o desenvolvimento educacional.

Alunos e alunas de graduação da Ufal com interesse na temática, participaram do evento, entre eles a discente de Jornalismo, Jhessyka Fernandes, que destacou a importância do programa: “Mesmo com as atuais dificuldades que a América Latina enfrenta, econômica e politicamente, é um alívio ver as ações que a Ufal busca promover para internacionalizar a instituição e apoiar a educação, a pesquisa e a extensão. Estando quase no fim da minha graduação em Jornalismo, espero ter tempo para ver isso chegando ao curso, que infelizmente não dispõe de muitos investimentos, mesmo tendo profissionais extremamente competentes na luta por uma melhor educação dos estudantes que serão o futuro da informação em Alagoas. Estamos ansiosos por mais parcerias entre o estado de Alagoas e a Ufal para apoiar ainda mais nossos estudantes.”

O secretário executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso, e a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, também participaram do evento como representantes do governo estadual. Manso falou sobre as ações de diversos governos ao longo dos anos em criar conexões com a Argentina. Ele também citou a iniciativa de um programa do governo de Alagoas que busca proporcionar o estudo na Argentina a estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas, para o conhecimento do idioma e da cultura.

A secretária Alice Beltrão destacou o crescimento da economia local com foco na produção energética. Ela ainda deixou clara a abertura do governo a programas que desenvolvam a cooperação da Argentina com Alagoas em vários âmbitos.

Os participantes do evento puderam curtir uma apresentação de música e dança argentina do grupo de extensão da Ufal Filomove, coordenado pela professora Natasha Muriel López Gallucci, com participação do violonista argentino e maestro Mario Guarnaschelli, além dos estudantes Manoel Lino Messias (Teatro), Cybele Barros (Dança), Adriana Cirqueira Freire e Marcos André Aguiar (Letras).

Conexão Ufal-Mundo

Alagoas, Argentina e o Mercosul: Relações Educativas, Econômicas e Políticas foi o primeiro evento produzido pelo projeto de extensão Conexão Ufal-Mundo, coordenado pelos professores Niraldo Farias e Manuela Callou. A proposta dessa ação é realizar o intercâmbio cultural e propiciar a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e instituições parceiras ao redor do mundo.