Faculdade da Ufal promove ações de extensão em Marechal Deodoro

Atividades acontecem nesta sexta com estudantes da Escola Estadual Rosa da Fonseca; sábado e domingo será em Estrela de Alagoas

Por Simoneide Araújo - jornalista
 | nothing

Em mais uma ação e extensão, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) leva a Universidade Federal de Alagoas para bem pertinho da população. Desta vez, as atividades vão acontecer nesta sexta-feira (17), na Escola Estadual Rosa da Fonseca, em Marechal Deodoro, município que faz parte da Região Metropolitana de Maceió.

De acordo com o professor Carlos Everaldo Costa, um dos coordenadores dessa atividade, a Feac foi convidada pela escola, por intermédio da professora Lydayanne Lilás. “A Escola Rosa da Fonseca nos convidou para desenvolver um trabalho com alunos e alunas do 3º do ensino médio, que participam do programa federal Capacita +, no contraturno escolar”, disse.

Das 13h30 às 17h, o professor Carlos Everaldo, a aluna Ana Clara Peixoto, a professora Elyrouse Bellini, todos da Feac, e Lydayanne Lilás serão os facilitadores nas aulas e oficinas sobre gestão, especificamente no curso Restaurante e Bar. “Com essa ação de extensão, pretendemos dar o passo a passo e tirar as possíveis dúvidas sobre como ser um microempreendedor individual. Essa ação será realizada por nossa aluna Ana Clara. Eu e a professora Elyrouse, ficaremos no apoio”, explicou o docente Carlos Everaldo.

Pesquisa em Estrela de Alagoas

Neste próximo fim de semana, a Feac também vai estar no município Estrela de Alagoas. Desta vez, ação será voltada aos sistemas agroflorestais no semiárido alagoano. “Vamos iniciar esse projeto que une as perspectivas teóricas, relações institucionais, tomada de decisão, ciência e tecnologia. Trata-se de pesquisa e extensão, trabalhando juntos”, anunciou Carlos Everaldo.

Além de Carlos Everaldo, estão envolvidos nessa atividade João Marcelo Verçoza e Thainá Vitória Silva dos Santos, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e os professores Victor Heuer e Madon Monte.

O docente explica que essa ação é coordenada pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam) e pelo Pró-movimento Comunitário, por meio de Salete Barbosa. “A intenção desse projeto é aproximar a Ufal ou qualquer outro órgão estatal, a comunidade - agricultores, associações e cooperativas - e o mercado, uma vez que esses agricultores podem desenvolver e beneficiar suas frutas e hortaliças agroecológicas, o que beneficia a segurança e a qualidade alimentar dos consumidores”, revelou.

E completa: “A tomada de decisão vai organizar um mecanismo, por meio da troca de saberes horizontalizada, que demonstre como manter esses sistemas agroflorestais de modo sustentável e, ao mesmo tempo, rentável. Vamos usar a tecnologia, por meio de sistemas computacionais e uso de drone, para apresentar a parte visual dos respectivos territórios, para que as decisões e as relações institucionais aconteçam.”