Reitor Josealdo Tonholo coloca Ufal à disposição das universidades do RS

Superintendente do HU também mantém contato com a Rede Ebserh para colaborar no que for preciso

Por Simoneide Araújo - jornalista
 | nothing

Além de prestar solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul por conta das enchentes que afetaram 345 municípios daquela região, o reitor Josealdo Tonholo colocou a Universidade Federal de Alagoas à disposição das seis Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) gaúchas. Desde a semana passada, ele mantém contato permanente com os demais gestores dessas universidades para oferecer ajuda, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades de pesquisas.

O Rio Grande do Sul tem seis instituições federais na capital, Porto Alegre, e em cidades no interior do estado: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tonholo reforça que é preciso unir forças para ajudar porque as fortes chuvas causaram muitos estragos na região Sul do país. “Todos devemos nos unir para ajudar no que for preciso. É importante darmos as mãos e formarmos uma corrente para proteger as pessoas atingidas e colaborar com a ciência, no sentido de não perder processos de pesquisas em andamento. Nosso HU também está à disposição, assim como ajudamos os manauaras no período mais crítico da pandemia da covid-19”, assegurou o reitor.

Sobre o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, o superintendente Célio Rodrigues, em conversa com Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), colocou a unidade de Alagoas à disposição. “Prestamos nossa solidariedade à população atingida e oferecemos nossos serviços também. Mesmo com a greve dos servidores que estamos enfrentando, não podemos ficar parados. Oferecemos insumos que os hospitais da rede precisarem e abrimos as portas para receber pacientes. Já fizemos isso com o pessoal de Manaus durante a pandemia da covid-19 e podemos repetir essa ação”, garantiu.

Rodrigues revela que, após essa conversa, o presidente Chioro entrou em contato com os demais hospitais geridos pela Ebserh para colocar todos em prontidão. “O presidente Chioro vai se reunir com o gabinete de crise, esta semana. A rede está à disposição e outros superintendentes também se disponibilizaram a ajudar no que for preciso. Somos 41 hospitais que compõem a Ebserh em todo Brasil e vamos unir forças para ajudar quem mais precisa. Nossa solidariedade, sempre!”, declarou.