Ufal vai receber reitores e reitoras do Nordeste para reunião da Rene Andifes

Será nos próximos dias 28 e 29, com pauta sobre ciência, tecnologia, internacionalização e as boas práticas das universidades federais

Por Simoneide Araújo - jornalista
Reitora Joana Angélica, coordenadora da Rene Andifes | nothing
Reitora Joana Angélica, coordenadora da Rene Andifes

A Universidade Federal de Alagoas vai sediar a reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos próximos dias 28 e 29 de maio. O evento vai acontecer no campus da Ufal, em Maceió, e no Polo de Inovação do Jaraguá, e é liderado pela coordenadora da Rene, Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A proposta da reunião é colocar na pauta as instituições do Nordeste, bem como buscar saídas para enfrentar a crise por que todas estão enfrentando, além de discutir projetos que envolvem ciência, tecnologia e internacionalização. “Será um importante momento para a Rede Nordeste e para nossas universidades. Teremos a satisfação de receber nossos gestores e gestoras em Maceió para mais um encontro”, reforçou a coordenadora da Rene, reitora Joana Angélica.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ratificou o convite aos gestores do Nordeste: “Esperamos vocês! Temos muito que debater sobre a situação das nossas universidades. Todos e todas estamos enfrentando muitas dificuldades e precisamos nos fortalecer. O momento é muito rico e nos exige mobilização”, destacou.

A programação nos dois dias terá  a participação de reitores, reitoras e outros gestores das instituições envolvidas. Também já confirmaram presença e vão participar das mesas de debates o embaixador Lineu de Paula, chefe do Escritório de Representação na Região Nordeste, do Ministério das Relações Exteriores, o secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas, Sílvio Bulhões, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, o reitor da da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Moraes, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O evento também vai contar com a participação de Danilo Cabral, superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele vai falar sobre a rede de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região.

Durante o evento, as universidades também vão apresentar as boas práticas que estão desenvolvendo, como o trabalho coletivo e o compartilhamento nas contratações: a experiência do Fórum de Compras e Licitações da Ufal, apresentado pelo servidor Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços, da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst); a proposta de Educação a Distância da UFSB, com a reitora Joana Angélica; e a cooperação internacional entre as universidades federais nordestinas e a África, com a participação, por videoconferência, do cônsul do Brasil na África do Sul, Luiz Felipe Pereira.