Companhia chinesa de óleo e gás conhece atuação do Centro de Inovação Edge

Encontro com a CNOOC International, maior produtora offshore de petróleo bruto e gás natural da China, apontou caminhos para potenciais parcerias

Por Ascom Edge Ufal
Companhia chinesa de óleo e gás conhece atuação do Centro de Inovação Edge

O coordenador do Centro de Inovação Edge e professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, Rodrigo Paes, recebeu, na quarta-feira (17), Xuefeng Hu, program manager, e Luiza Gonçalves, assistente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, da CNOOC International, divisão da CNOOC Limited, maior produtora offshore de petróleo bruto e gás natural da China. O encontro foi acompanhado pela coordenadora administrativa do LCCV da Ufal, professora Aline Ramos, e pela equipe técnica do Edge que atua em projetos na área de Óleo e Gás.

Na ocasião, os representantes da CNOOC visitaram as instalações do Centro de Inovação do Jaraguá, e conheceram o modelo de gestão e os projetos do Edge em suas mais variadas áreas de atuação, como Automação Industrial, Sistemas Embarcados e Inteligência Artificial, onde são desenvolvidas aplicações de tecnologias de software e hardware, além de equipamentos que dão suporte aos processos produtivos de empresas dos mais diversos segmentos, voltados à indústria 4.0.

Também foi apresentado um histórico do Edge, criado em 2015, que tornou-se referência nacional na atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, contando em seu portfólio de parceiros com grandes empresas, como Dell, Embraer, WEG, Canon, Thales, Petrobras e General Electric. Espalhado em sete laboratórios, o Edge conta com mais de 250 profissionais de alta performance e, desde 2020, é credenciado como unidade Embrapii, o que traz a chancela de suas competências do ponto de vista científico e tecnológico para atuação em projetos de inovação para o setor industrial.

“Estou surpreso com o Edge, um centro de inovação ligado à Universidade muito bem estruturado, e que conta com projetos de tecnologia capazes de atender a muitos setores industriais. Acredito que o Edge pode vir a agregar com projetos técnicos em nossa companhia”, afirmou Hu.

Para o coordenador do Edge, professor Rodrigo Paes, este tipo de interação com companhias internacionais oferece um entendimento ainda mais amplo sobre as necessidades de mercado, de novas tecnologias e expande as possibilidades de atuação em projetos capazes de atender a objetivos estratégicos para os negócios. “Desde 2017, o Edge desenvolve soluções para empresas do setor de Óleo e Gás, no âmbito nacional. Ter a possibilidade de ampliar a nossa atuação para o segmento, automaticamente, gera novos desafios e um consequente crescimento de conhecimento relacionado à inteligência para negócios. Como já acontece em outras demandas, com a parceria do LCCV, podemos pensar em entregas eficazes para os desafios encontrados pela CNOOC”, explica.

Sobre a CNOOC - Com operações em mais de 20 países, o portfólio da CNOOC é composto por ativos em algumas das bacias mais importantes do mundo, espalhadas pela Ásia, África, Américas, Europa e no Oriente Médio, com negócio focado na exploração e produção segura de ativos convencionais offshore, não convencionais e de areias betuminosas.