Democratização do ensino: Capes aprova 17 cursos EaD para a Ufal

As 10 especializações e as sete licenciaturas serão ofertadas em 2025 e 2026

Por Rose Ferreira - Jornalista
 | nothing

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, na íntegra, as 17 propostas de cursos apresentadas pela Coordenadoria de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O edital nº 25/2023 foi divulgado no dia 21 de junho.

As sete licenciaturas aprovadas são em Geografia, Ciências Sociais, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia, com previsão de início em 2025 e 2026. Ao todo, serão ofertadas 1450 vagas, divididas em duas ofertas.

Os 10 cursos lato sensu (especialização) englobam diversas áreas do conhecimento e totalizam 1.500 vagas. Os novos cursos - Cultura Oceânica e Sustentabilidade no Ensino Básico; Ensino de Ciências e Saúde Única; Educação em Direitos Humanos; Ensino de Geografia; Gestão Sustentável no Manejo Integrado em Proteção de Plantas; Educação Infantil; Gestão Escolar; e Ciência é 10! - somam-se aos já ofertados de Gestão Pública; e Gestão Pública Municipal.

Os cursos a distância representam o compromisso da Ufal com o ensino público, gratuito e de qualidade, além da democratização do ensino, tendo em vista que possibilitam a oferta de cursos em regiões com carência de oportunidades. Atualmente, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal oferta quatro cursos de graduação e duas especializações, em 15 polos espalhados por todo o estado.

De acordo com a coordenadora adjunta da UAB na Ufal, Natallya Levino, o edital está sendo elaborado junto à Copeve e deve ser lançado até outubro do corrente ano. “O momento da EaD na Ufal é de otimismo! Com esses novos cursos, esperamos que essa iniciativa fortaleça a modalidade e que novos cursos possam ser ofertados além da UAB”, destaca Levino.