Ufal conta com Laboratório de Análises em Cultura, Estado e Poder

Atividades do Lacep são vinculadas à Pós em Antropologia; mas mantém parceria com outros cursos

Por Jacqueline Freire - jornalista
Ufal conta com Laboratório de Análises em Cultura, Estado e Poder | nothing
Ufal conta com Laboratório de Análises em Cultura, Estado e Poder

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conta agora com um importante apoio aos estudos sobre Estado, práticas políticas, cultura e poder. É o Laboratório de Análises em Cultura, Estado e Poder, que reúne pesquisadores e estudantes de diversas instituições, como da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), da Ufal e até mesmo de outros países, como Argentina e Angola. Coordenado pela professora Monique Aguiar, o Lacep tem atuado principalmente em dois projetos de pesquisa coletivos.

O primeiro, intitulado “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: o ressurgimento de um problema social e a reconstrução de programas públicos”, é voltado à análise de programas e instituições de combate à fome em Alagoas. O estado foi apontado em 2022, por meio do Inquérito realizado pela Rede Penssan, como aquele com o pior índice de insegurança alimentar grave do país.

“Nosso primeiro investimento foi na área de políticas públicas de combate à fome, quando participamos de um projeto de extensão chamado Fortalecendo Vozes Alagoanas, que durou quatro meses e foi coordenado por professores da Faculdade de Nutrição (Fanut). Este projeto visava agregar pessoas que auxiliassem na realização das Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Alagoas, que ocorreram em 2023. Ao mesmo tempo, começamos a desenvolver nossas pesquisas nesta linha”, conta Monique.

Já o segundo projeto gira em torno das campanhas eleitorais em Maceió, considerando o contexto atual de polarização política. “Ambos os projetos coletivos valorizam a técnica da observação participante, sem descuidar de outras como análise de documentos e estatísticas”, diz.

Intitulado “Tempo e Espaço das Eleições: disputas e modos de conceber a política a partir do nível municipal”,  o projeto reforça a necessidade de “se construir uma base tanto em termos de dar formação nesta área aos alunos quanto em termos de instituir um espaço dialógico para a criação de projetos que dessem existência e continuidade a pesquisas e demais atuações, já que, ao ingressar no PPGA, não havia antecedentes de antropólogos que desenvolvessem pesquisas nas linhas em que atuo”, explica.

Apesar de terminado o contrato como professora visitante, Monique Aguiar retorna agora com proposta de docente voluntária, e diz que ainda tem muito a contribuir com a Ufal e Alagoas. “Não é toa que escolhi para a logomarca desse grupo, que é tão unido, a imagem de um pirilampo, um pequeno vaga-lume emitindo luz, clareando o seu entorno para trazer esperança e fé em novos caminhos”, afirma. Nós agradecemos!

Conheça o Lacep

O Laboratório de Análises em Cultura, Estado e Poder reúne estudiosos em diversos níveis de formação. Nele, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão em torno de temas relativos ao Estado e às práticas políticas.

Suas linhas de pesquisa abarcam as mais diversas temáticas: Processos de formação do Estado; Antropologia das Instituições; Administração pública e burocracias; Políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional; Emancipação de municípios e formação de elites políticas locais; Política e processos eleitorais; Símbolos, imaginários e práticas de grupos políticos e; Práticas de assédio moral, organizacional e contra as instituições.

Além da Fanut, o Lacep atua em parceria com outras unidades acadêmicas, por meio de professores ou alunos que atuam nos cursos de Ciências Sociais, Nutrição, Psicologia e Geografia (neste, mediante o Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais – Nuagrario, liderado pela professora Cirlene Santos).

“Também fizemos atividades conjuntas com o Comitê Ufal em Solidariedade ao Povo Palestino, quando atuamos na organização do aulão sobre a Palestina, com a presença de Breno Altman, e na aula pública Palestina: uma história de resistência e esperança, ocorrida na Praça da Paz. Já com a Organização Estudantil Dandara dos Palmares, temos nosso mais forte vínculo e apoiamos firmemente as Campanhas Natal Solidário e Páscoa Solidária! Fora da Universidade, também estamos construindo relações que vêm nos abrindo campos de pesquisa e consolidando boas relações profissionais, que só são possíveis quando atuamos com ética e muita responsabilidade”, completa a professora.

Mais informações sobre o Lacep: (82) 9.9129-3334, e-mail: lacep.pirilampo@gmail.com, Instagram @lacep_ ou no site.