Ambulatório de cicatrização de feridas do HU é entregue após reforma

Obra foi realizada com recursos próprios, no valor de R$ 30 mil

Por Ascom HU/Ufal
HU inaugura reforma do ambulatório de cicatrização de feridas

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), entregou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e estudantes a nova ambiência do Ambulatório de Cicatrização de Feridas. A cerimônia ocorreu na manhã do último dia 16 e reuniu gestores, pacientes e colaboradores no local. A reestruturação foi realizada com recursos próprios do Hospital, no valor de R$ 30 mil.

Compareceram o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; a vice-reitora, Eliane Cavalcanti; o superintendente do hospital, Célio Rodrigues; o gerente administrativo, Anderson de Barros Dantas; o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo; a gerente de Atenção à Saúde, Elisangela Sousa; a chefe dos ambulatórios, Andreza Lanize de Oliveira Nascimento, chefias e outros colaboradores do hospital.

Segundo o superintendente do HU, Célio Rodrigues, a restruturação do ambulatório vai proporcionar melhorias e mais conforto para os pacientes. “Inauguramos serviços, fazemos melhorias para confortar, e nunca desistimos, pois não temos o direito de sucumbir às adversidades. Sabemos que precisamos estar aqui com os braços acolhedores e abertos para nossos doentes, mas nada nos representa mais do que os sorrisos que devolvemos, que aqui humanização é prática. O amor está em nossas veias e no sangue que doamos a cada um que vê em nós uma esperança”, enfatizou.

Alexandro Santos da Costa, paciente do ambulatório de cicatrização de feridas, tem trombose venosa profunda e uma úlcera crônica, e destacou a importância do local para o tratamento. “Já usei todos os tipos de medicamentos para tentar fechar essas feridas e não consegui, mas quando conheci o Ambulatório de Feridas do HU fui muito bem recebido pela equipe que me deu muito apoio e força para continuar fazendo o tratamento. Mesmo sabendo que o meu caso não era fácil, eles não desistiram de mim”, relatou.

O paciente lembrou: “Quando eu cheguei era só uma sala dividida para três enfermeiros, mesmo assim eles faziam o curativo dos pacientes com muita dedicação e amor. Agora vai ficar ainda melhor”. A equipe do Ambulatório de Feridas trata pacientes de vários municípios. “Para mim, é um grande privilégio poder ter acesso a isso e tenho a certeza de que vou ficar bom e poder ver a minha perna sem essa ferida, que já está bem melhor”, disse.

Ambulatório de Cicatrização de Feridas

O Ambulatório de Feridas foi inaugurado em 2018 com intuito de acelerar o processo de alta dos pacientes com lesões, acolher e dar continuidade no tratamento dos assistidos na instituição, ofertando um serviço de qualidade, eficaz, humanizado e resolutivo. Atualmente, o Serviço conta com a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionista. Atende a cerca de 550 pacientes mensais, dentre novos pacientes e pacientes de rotina, com lesões na pele, para a realização de procedimentos humanizados, com competência técnica e agilidade na resolução.

No ambulatório também são realizadas consultas, desbridamentos, coleta de culturas, biópsias, escleroterapia, drenagem de abscessos, entre outros serviços. Além disso, a unidade também possibilita atividades de ensino para alunos de graduação da área de saúde, produzindo pesquisas visando a implementação de inovações na prática.

As intervenções de melhoria, que duraram cinco semanas, possibilitaram a ampliação de duas salas de procedimentos para três, pintura, troca de piso, de mobiliário, reestruturação da parte elétrica e hidráulica. Além das adequações no espaço físico, houve também uma reestruturação do fluxo de atendimento, visando aumento de 30% da oferta de procedimentos, bem como melhoria na qualidade de serviços ofertados ao paciente.