Comissão eleitoral homologa inscrições das chapas candidatas

A escolha dos novos representantes técnicos e docentes será nos dias 4, 5 e 6 de setembro, de modo virtual

Por Manuella Soares - jornalista

A Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha dos representantes dos docentes e técnicos da Ufal nos conselhos superiores já homologou as inscrições das chapas candidatas. Foram inscritas 17 chapas de docentes e 19 de técnicos, compostas por um titular e um vice em cada uma delas.

São oito vagas para representantes de cada categoria no Conselho Universitário da Ufal (Consuni) e uma vaga para o Conselho de Curadores (Cura). A eleição ocorre entre os dias 4 e 6 de setembro, exclusivamente por meio do Sistema de Votação Eletrônica, na modalidade remota, gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

O NTI vai encaminhar, gradativamente, ao e-mail institucional dos servidores, uma mensagem contendo login e senha específicos, bem como o link de acesso ao Sistema de Votação Eletrônica. “É importante acessar o e-mail institucional antes do dia da votação, para o caso de quem não tem esse hábito”, reforçou a presidente da Comissão Eleitoral, Thais Simões.

Os servidores podem votar em qualquer período compreendido no prazo de 7h do dia 4, quando o sistema vai liberar o início da votação, até às 19h do dia 6 de setembro. O eleitor pode votar em até oito chapas da sua categoria, ou seja, pode escolher quantos quiser, não obrigatoriamente oito candidatos, além de uma opção de chapa para o Cura.

São considerados aptos a votar todos os servidores ativos integrantes do quadro permanente da Ufal, inclusive os que estão cedidos, em férias ou outra licença admitida por lei. A comissão eleitoral, que também é formada pelo professor Isnaldo Barbosa e o técnico Jarman Aderico, está intensificando o trabalho para o pleito por meio de reuniões virtuais e comunicação via grupo de whatsapp. Qualquer dúvida acompanhar acessando aqui ou por meio do endereço eletrônico secretaria@secs.ufal.br.

Depois da eleição haverá o cumprimento do prazo para recurso previsto em edital, e a homologação final dos resultados será divulgada até às 17h do dia 11 de setembro. Os eleitos vão cumprir mandato de dois anos junto aos conselhos superiores da Ufal (biênio 2024-2026).

Para saber como criar um e-mail institucional e ter acesso à votação, confira o passo a passo aqui.

Confira aqui quais foram as chapas homologadas.