Eleição dos conselhos superiores da Ufal será de 4 a 6 de setembro

Os servidores vão escolher seus representantes para o biênio 2024-2026; candidaturas podem ser inscritas até 14 de agosto

Por Manuella Soares - jornalista

No próximo mês de setembro, os servidores da Ufal escolherão seus representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho de Curadores (Cura). As inscrições para candidaturas estão abertas até esta quarta-feira (14).

A eleição será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro, exclusivamente por meio do Sistema de Votação Eletrônica, na modalidade remota, gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Serão oito vagas para chapas de titular e vice do Consuni, e uma para o Cura. Todo processo será on-line e cada eleitor deverá votar pelo e-mail institucional. São considerados aptos a votar todos os servidores ativos integrantes do quadro permanente da Ufal, inclusive os que estão cedidos,em férias ou outra licença admitida por lei.

O NTI vai encaminhar, gradativamente, ao e-mail institucional dos servidores, uma mensagem contendo login e senha específicos, bem como o link de acesso ao Sistema de Votação Eletrônica. O período de votação inicia 0h do dia 4 e finaliza às 23h59 do dia 6. Cada eleitor poderá escolher até oito opções de candidaturas para o Consuni e uma opção para chapa representante da categoria no Cura.

Após a reunião do Pleno do Conselho, ocorrida no último dia 6 de agosto, a Comissão Eleitoral, registrou a observação de que candidatos ao pleito que já exercem a substituição de membros natos do Consuni devem ficar atentos ao exercício da representatividade independente.

Depois da eleição haverá o cumprimento do prazo para recurso previsto em edital, e a homologação final dos resultados será divulgada até às 17h do dia 11 de setembro. Os eleitos vão cumprir mandato de dois anos junto aos conselhos superiores da Ufal (biênio 2024-2026).

Para saber como criar um e-mail institucional e ter acesso à votação, confira o passo a passo aqui.

Para mais informações sobre o processo eleitoral, acesse aqui.

Posse da categoria estudantil

Na reunião do Pleno do Conselho houve a indicação de nomes para substituição de membros por decisão da direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O novo grupo da categoria Estudantil no Consuni tomou posse no último dia 6 e fica até 6 de agosto de 2025, porque o mandato dos estudantes tem duração de um ano.

Entre os 18 empossados estava Francisco dos Santos, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) o primeiro estudante deficiente visual escolhido como representante da categoria no Conselho Superior da Ufal.