Hospital Universitário terá melhorias no atendimento da radioterapia

Acelerador linear será atualizado durante este semestre

Por Ascom HU

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início ao “upgrade” do Acelerador Linear adquirido pela instituição em 2022, por meio do Projeto de Expansão e Atualização do Ministério da Saúde. Os processos de atualização do equipamento, que proporcionará maior eficiência e precisão ao tratamento contra o câncer, e capacitação dos profissionais, deverão ser concluídos no segundo semestre de 2024.

Para que essa reestruturação fosse possível, foi necessário um planejamento que permitisse a continuidade do tratamento dos pacientes do Hospital Universitário, e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde foi possível o remanejamento destes para a Santa Casa de Misericórdia, até a conclusão do projeto.

Um “upgrade” significa uma melhoria no equipamento, que é capaz de destruir células cancerígenas, tratamento conhecido como radioterapia. Conforme explica o físico do HU, Anderson Bandeira, diferentemente de materiais radioativos, os aceleradores lineares produzem radiação a partir de energia elétrica, tornando a técnica de tratamento muito mais segura do que aquelas que utilizam fontes radioativas. “Agora será possível tratar os pacientes com técnicas moduladas de radioterapia em que a radiação é administrada ao paciente de forma mais eficiente, poupando mais órgãos sadios, e também com técnicas de imagem que permitem ter uma maior precisão no posicionamento do paciente”, completou.

Em média, são 45 pacientes por dia realizando radioterapia com o acelerador linerar no HU. Segundo o superintendente Célio Rodrigues, o paciente que procura o serviço público não procura porque quer, mas sim porque precisa e não tem escolha. “E nós fazemos questão de dar o melhor tratamento possível e estar no nível dos melhores hospitais do país. Essa conquista também tem importância para o ensino, para que os residentes em oncologia possam avaliar os melhores resultados com esse equipamento de maior precisão que preserva mais tecidos sadios”, disse o gestor.

Acelerador linear 

O acelerador linear é um aparelho utilizado no tratamento de câncer conhecido como radioterapia. Ele gera feixes de radiação de alta energia, como raios X ou elétrons, que são direcionados precisamente para as áreas afetadas pelo câncer. O objetivo é destruir as células cancerígenas enquanto minimiza o dano aos tecidos saudáveis ao redor, proporcionando tratamentos mais eficazes e seguros para pacientes.  

O equipamento foi adquirido em 2022 com recursos do Ministério da Saúde por meio do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS (PER-SUS), tendo contado com o empenho da bancada parlamentar de Alagoas para essa aquisição.