Hospital Universitário vai economizar quase R$ 3 mi em energia em cinco anos

Entrada da Ebserh no Mercado Livre de Energia é que vai garantir essa redução nas despesas

Por Ascom HU/Ufal
HU será beneficiado com a adesão ao modelo de Mercado Livre de Energia

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas está entre as unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que serão beneficiadas com a adesão ao modelo de Mercado Livre de Energia (MLE). O processo licitatório, iniciado em abril e concluído em julho passado, definiu as duas empresas vencedoras que fornecerão até 15,29 megawatt médio (MWm) para os hospitais geridos pela estatal espalhados pelo território nacional. A Raizen Power Comercializadora de Energia LTDA será a empresa fornecedora de energia do HU.

A efetivação da nova modalidade de fornecimento de energia deve ser feita até o final deste ano. Por meio da Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), que abre o MLE para todos os consumidores do Grupo A (média e alta tensão), 51 unidades consumidoras dos hospitais universitários federais entrarão nesse processo.

A economia estimada para o HU da Ufal é de R$ 2.980.311,43 em cinco anos, o que representa uma despesa evitada equivalente a 30% do valor total da fatura de energia elétrica consumida, considerando o cenário atual.

“Basicamente, a importância que vejo da participação do HU no Mercado Livre de Energia é que teremos vários ganhos que serão perceptíveis logo de início, entre eles, o fator econômico, em que teremos uma redução significativa na fatura dos próximos anos. Isso nos permitirá utilizar esses recursos em outras finalidades mais objetivas, além do próprio consumo de energia. Porém, mais importante ainda é a integração da Ebserh, agindo de uma forma coletiva, e o resultado prático disso é que todos nós sairemos ganhando com o resultado. Uma economia que não é apenas regional, e sim de âmbito nacional”, comentou o engenheiro eletricista do Setor de Infraestrutura Física do HU, Thiago Bastos.

Entendendo o Mercado Livre de Energia

Também chamado de Ambiente Livre de Contratação (ACL), no Mercado Livre de Energia, o consumidor negocia diretamente com o fornecedor, sem o intermédio de uma distribuidora, o que permite economia em tarifas, ajustes conforme demandas e necessidades, negociação de prazos e diversificação de fontes renováveis de geração, cujo produto energético pode ser adquirido de vários lugares do país.

Com a participação no MLE, a Ebserh projeta uma economia de cerca de 30% em relação ao mercado cativo [que passa pelas concessionárias tradicionais de energia] ou R$ 160 milhões em cinco anos. Ao optar pelo fornecimento de energia por fontes renováveis, a empresa pública poderá obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), sistema global utilizado por várias empresas que comprova o fornecimento de energia por uma fonte renovável. Tal economicidade e promoção da sustentabilidade ambiental estão expressas no mapa estratégico 2024-2028 da empresa.