HU inicia atendimentos em anestesiologia via teleconsulta
Modalidade atenderá pacientes com indicação de cirurgias eletivas por meio do aplicativo AGHUx
Pacientes com indicação de cirurgias eletivas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes(HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) poderão realizar a avaliação pré-anestésica por meio de teleconsulta. O procedimento, que costuma ser feito em consultório pelos anestesiologistas da instituição, agora conta com esta facilidade que permite maior praticidade aos pacientes graças ao Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHUx).
Na manhã da última sexta-feira, 26, foi realizado o primeiro teleatendimento a uma paciente que necessitava de avaliação pré-anestésica antes da realização de uma cirurgia. A avaliação pré-anestésica é uma normativa no Conselho Federal de Medicina e se constitui em uma boa prática na realização de cirurgias eletivas visando aumentar a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos. Nesta avaliação pode ser discutida previamente particularidades e pontos de maior atenção para a realização do procedimento de forma mais segura e com melhor resultado.
Segundo Guilmer Brito, chefe da unidade de E-saúde do HU, as informações coletadas na avaliação pré-anestésica pela teleconsulta agilizam o processo hospitalar, uma vez que no dia da cirurgia, é necessário apenas a confirmação dos dados e uma avaliação física do paciente. As teleconsultas são realizadas por chamada de vídeo, dentro do aplicativo AGHUx, sendo agendadas previamente pela Unidade de Regulação do HU.
“A meta é reduzir consideravelmente a fila de espera de consultas pré-anestésicas e ampliar em breve o atendimento, via teleconsulta, para outras especialidades”, comenta Guilmer Brito. A comissão responsável pela implantação do novo serviço conta com a participação e colaboração de diversos setores do hospital, como a gerência de Ensino e Pesquisa, gerência de Assistência à Saúde, Unidade de Regulação, Setor de Governança, Setor de Tecnologia da Informação e o Serviço de Anestesiologia do hospital.
As teleconsultas no HU funcionam atualmente como projeto piloto, nas especialidades de Anestesiologia e Psicologia, sendo realizadas nos consultórios da Unidade de E-saúde que foram preparados especialmente para este tipo de atendimento. “O hospital se beneficia pela diminuição do número de pessoas que nele circulam, permitindo otimizar recursos humanos, além de proporcionar maior agilidade e flexibilidade no atendimento”, afirma Guilmer Brito. A expectativa, segundo ele, é que sejam realizados mais de 90 atendimentos por mês nesta modalidade, e que outras especialidades médicas sejam contempladas, além da anestesiologia.