Ações promovidas pelo HU preveem redução de 50% das infecções na UTI neonatal

Projeto “Saúde em Nossas Mãos” teve sucesso na UTI geral e agora tem como foco o cuidado com os bebês

Por Ascom HU
HU já participou desse projeto no triênio 2021-2023 na UTI geral

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), participará de mais um triênio do Projeto “Saúde em nossas mãos”. A iniciativa, subsidiada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadSUS), busca a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O HU participou do projeto no triênio 2021-2023 na UTI geral e agora dá prosseguimento às ações na UTI neonatal.

No último dia 20, foi realizado o encontro virtual de abertura do “Saúde em nossas mãos” com todos os hospitais participantes da iniciativa. O projeto terá suas atividades iniciadas em setembro de 2024. A chefe do setor de gestão da qualidade, Celina Azevedo, destaca a importância da participação do HU na iniciativa. “Ficamos muito felizes de o hospital ter sido contemplado mais uma vez porque o projeto vem com a proposta de fazer melhorias. Assim, a nossa UTI neonatal só vai ganhar com essa iniciativa, reduzindo o número de infecções, reduzindo os custos da internação e principalmente salvando vidas, que é o nosso principal objetivo”, afirma.

O projeto

Neste triênio, a iniciativa envolverá 300 hospitais públicos e terá duração de 33 meses, com o intuito de reduzir as infecções hospitalares relacionadas aos dispositivos invasivos (infecção de corrente sanguínea relacionada ao catéter venoso central, redução de infecção de pneumonia associada a ventilação mecânica e redução de infecção do trato urinário associado a ação da vesical de demora) em 50%. Além disso, o projeto busca promover o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. No triênio 2021-2023, quando desenvolvido na UTI geral do Hospital, o projeto alcançou a meta de redução de infeções (30%), obtendo, ainda, economia estimada em R$ 1.380.506,79.

Além do Ministério da Saúde, outras entidades de saúde de reconhecida excelência que atuam no PROADI-SUS estão no projeto — Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Hospital do Coração (HCOR), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hospital Moinhos de Vento (HMV), Hospital Sírio-Libanês (HSL), que apoiam e trabalham em colaboração com os hospitais públicos participantes.